Literatura por dentro do currículo: ações potenciais em um contexto educacional atravessado pela BNCC

Luís Fernando Portela

Resumo


A partir da declarada crise da literatura e de seu ensino, especialmente na perspectiva curricular, este trabalho se constitui como uma análise da proposta da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a literatura no Ensino Médio, observando-se sua relação com os comportamentos dos leitores jovens contemporâneos. Trata-se de uma leitura crítica da BNCC, amparada pela produção de autores como Compagnon, Zilberman e Goodson, que leva à percepção de um cenário de crise menos da literatura e mais de seu ensino. Apesar de certo caráter utilitário e espaço difuso da literatura no documento curricular, foi possível identificar linhas de ações potenciais para uma educação literária significativa por dentro do currículo e para além de suas limitações.


Palavras-chave


Educação literária; Currículo; Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 13 ago. 2019.

BENJAMIN, Walter. O narrador: considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. In.: Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Trad. S. P. Rouanet. 7. ed. São Paulo: Brasiliense, 1994, p. 197-221.

CANDIDO, Antonio. Formação da literatura brasileira: momentos decisivos. Belo Horizonte: Editora Itatiaia Ltda, 2000.

COLOMER, Teresa. Andar entre livros: a leitura literária na escola. Trad. L. Sandroni. São Paulo: Global, 2007.

COMPAGNON, Antoine. Literatura para quê? Trad. L. T. Brandini. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2009.

COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2007.

FISCHER, Luís Augusto. Formação hoje – uma hipótese analítica, alguns pontos cegos e seu vigor. Literatura e sociedade, v. 14, n. 11, p. 164-184, 2009.

GOODSON, Ivor F. Currículo, narrativa pessoal e futuro social. Trad. H. C. Calado. Campinas: Editora da Unicamp, 2019.

LUFT, Gabriela Fernanda Cé. Retratos de uma disciplina ameaçada: a literatura nos documentos oficiais e no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). 2014. 302f. Tese (Doutorado em Letras) – Instituto de Letras, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014.

PEREIRA, Edineia de Lourdes. A consolidação da crise da literatura no ensino médio. 2013. 137f. Dissertação (Mestrado em Letras e Linguística) – Faculdade de Letras, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2013.

PETIT, Michèle. A arte de ler ou como resistir à adversidade. Trad. A. Bueno e C. Boldrini. São Paulo: Ed. 34, 2009.

RODRIGUES, Daniele Gualtieri. Discursos sobre ensino de literatura em documentos curriculares nacionais. 2019. 139f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) – Escola de Artes, Ciências e Humanidades, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2019.

TODOROV, Tzvetan. A literatura em perigo. Trad. C. Meira. Rio de Janeiro: DIFEL, 2009.

ZILBERMAN, Regina. Que literatura para a escola? que escola para a literatura?. Revista Desenredo, Passo Fundo, v. 5, n. 1, p. 9-20, jan./jun. 2009. Disponível em: http://seer.upf.br/index.php/rd/article/view/924/554. Acesso em: 13 jan. 2021.




DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026a2024n52p223-238

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Linha Mestra Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026

Licença Creative Commons