Políticas públicas para formação de leitores desde a primeira infância: projetos da rede municipal de ensino de Sorocaba/SP
Resumo
Neste trabalho discorremos sobre políticas públicas e os projetos de leitura da Rede Municipal de Ensino de Sorocaba/SP, no recorte temporal de 2014 a 2023. Faremos uma retomada de algumas políticas educacionais literárias e de projetos de leitura com intuito de responder a seguinte questão: de que maneira as políticas de incentivo à leitura podem contribuir com a formação de novos leitores? O Objetivo é retomar o histórico de algumas políticas e projetos literários. Investigar se há contribuição do acesso ao livro literário desde a educação infantil para a aprendizagem dos estudantes. Refletir sobre o livre manuseio de livros como estímulo ao comportamento leitor. Apresentar os projetos de leitura da Rede Municipal de Ensino como política pública. O aporte teórico de Saviani (2007), Reyes (2010), Soares (2021), e se agregam documentos oficiais e fontes primárias. A pesquisa é bibliográfica e documental utilizando fontes primárias. A Política pública é relevante para a educação por proporcionar acesso a livros e contribuir para a formação de leitores literários. Apresentamos projetos de incentivo à leitura e o sucateamento dos desses na Rede Municipal de Ensino de Sorocaba, por descontinuidade dessas ações.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
ABRAMOVICH, Fanny. Literatura infantil: Gostosuras e bobices. São Paulo: Scipione, 1997.
CABREJO, Evelio Parra. La lectura comienza antes de los textos escritos. In: Nuevas Hojas de Lectura. Trad. J. D. Correa. Bogotá, Fundalectura, p. 12-19, [S. d.]. Disponível em: NHL3.vp (cobdc.net). Acesso em: Acesso em: 10 jun. 2023.
CHARTIER, Marie Anne. Que leitores queremos formar com a literatura infanto-juvenil. In: PAIVA, A. et al. (org.). Leituras literárias: discursos transitivos. Belo Horizonte: Ceale: Autêntica, 2005, p. 127-144.
DI GIOVANNI, Geraldo; NOGUEIRA, Marco Aurélio. Dicionário de políticas públicas. São Paulo: Ed. Unesp, 2015.
FERREIRA, Rita de Cássio Cunha. A comissão nacional do livro didático durante o estado novo (1937 - 1945). 2008. 139f. Dissertação (Mestrado em História) – Universidade Estadual Paulista, Assis, 2008.
FRANCO, Tânia. Ludicidade infantil ganha estímulo por meio da Bebeteca. Agência Sorocaba de Notícias, 07 de outubro de 2015. Disponível em: https://agencia.sorocaba.sp.gov.br/ludicidade-infantil-ganha-estimulo-por-meio-da-bebeteca/. Acesso em: Acesso em: 10 jun. 2023.
MARCOLINO, Thaís. Lugares de Ler incentiva a literatura nas escolas. Jornal Cruzeiro do Sul, Sorocaba, 24 de dezembro de 2022. Disponível em: https://www.jornalcruzeiro.com.br/sorocaba/noticias/2022/12/707081-lugares-de-ler-incentiva-a-literatura-nas-escolas.html. Acesso em: 10 jun. 2023.
MOREIRA, Ardilhes. Governo federal está desde 2014 sem comprar livros de literatura para as escolas públicas. G1 Portal de Notícias. 29 de setembro de 2017. Disponível em: https://g1.globo.com/educacao/noticia/governo-federal-seguira-sem-entregar-novos-livros-de-literatura-para-bibliotecas-escolares-em-2018.ghtml. Acesso em: 22 jun. 2023.
REYES, Yolanda. A casa imaginária: leitura e literatura na primeira infância. São Paulo: Global Editora, 2010.
REYES, Yolanda. Secretos que no sabemos que saben. Cidade do México: Conaculta, 2014.
SANTIAGO, Silviano Vale quanto pesa: ensaios sobre questões político culturais. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.
SAVIANI, Dermerval. História das ideias pedagógicas no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2007.
SOARES, Magda. Alfabetização e letramento. 7. ed. São Paulo: Contexto, 2021.
SOUZA, Celina. Políticas públicas: uma revisão da literatura. Sociologias, Porto Alegre, ano 8, n. 16, jul./dez. 2006, p. 20-45. Disponível em: https://www.scielo.br/j/soc/a/6YsWyBWZSdFgfSqDVQhc4jm/?format=pdf〈=pt. Acesso em: 19 out. 2023.
VIEIRA, Laura. Prefeitura tem 44 salas de leitura à disposição dos estudantes. Agência Sorocaba de Notícias. 14 de março de 2016. Disponível em: https://agencia.sorocaba.sp.gov.br/prefeitura-tem-44-salas-de-leitura-a-disposicao-dos-estudantes/. Acesso em 20 jan. 2023.
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026a2024n52p118-133
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Linha Mestra - Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026