A leitura em ambientes digitais: dispositivos digitais utilizados na mediação da leitura literária no contexto pandêmico

Josiele Vita da Silva Tavares, Ilsa do Carmo Vieira Goulart

Resumo


Este artigo tem como objetivo apresentar um recorte de uma pesquisa de mestrado sobre uso de dispositivos digitais na mediação da leitura literária durante o período pandêmico. Centramos essa investigação em um estudo exploratório de abordagem qualitativa, utilizando dois instrumentos para coleta de dados (i) um questionário online disponibilizado pelo google forms (ii) uma entrevista semiestruturada com cinco professoras que atuavam nos 3º e 4º anos do ensino fundamental. Os resultados apontam que as professoras articularam diferentes recursos multimidiáticos para a mediação da leitura literária. Desse modo, consideramos que a mediação da leitura literária por meio dos dispositivos digitais propicia novas experiências literárias.

Palavras-chave


Leitura literária digital e digitalizada; Práticas pedagógicas; Ensino remoto.

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DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026a2024n53p162-173

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e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026

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