A leitura em ambientes digitais: dispositivos digitais utilizados na mediação da leitura literária no contexto pandêmico
Resumo
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
ARAÚJO, Mônica Daisy Vieira. Práticas de leitura literária digital entre jovens leitores. 2016. 341f. Tese (Doutorado em Conhecimento e Inclusão Social em Educação) – Universidade Federal de Minas Gerais Faculdade de Educação. Belo Horizonte: 2016.
ARAÚJO, Mônica Daisy Vieira. Mediadores e formas de ler literatura digital e digitalizada por leitores jovens. Educação e Cultura Contemporânea. v. 18, n. 52, p. 540-568, 2021. Disponível em: https://nepced.fae.ufmg.br/wp-content/uploads/2022/06/Mediadores-e-formas-de-ler-literatura-digital-e-digitalizada-por-leitores-jovens.pdf. Acesso em: 18 set. 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: Ministério da Educação, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 24 out. 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Conselho Pleno. Parecer CNE/CP n. 5, de 28 de abril de 2020. Brasília, DF: MEC/CNE, 2020. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=145011-pcp005-20&category_slug=marco-2020-pdf&Itemid=30192 . Acesso em: 7 jul. 2023.
CHARTIER, Roger. A leitura em telas um convite à reflexão em tempos pandêmicos. [Entrevista concedida a] Luzmara Curcino. Revista Brasileira de Alfabetização. São Paulo, n. 14, p. 115-137, jul. 2021.
COSCARELLI, Carla Viana. Navegar e ler na rota do aprender. In: COSCARELLI, C. V. (org.). Tecnologias para aprender. São Paulo: Parábola Editorial, p. 61-80, 2016.
COSSON, Rildo. A prática da leitura literária na escola: mediação ou ensino? Nuances: Estudos sobre Educação. Presidente Prudente, v. 26, n. 3, p. 161-173, set./dez. 2015.
GANDIN, Hellen Boton; PORTO, Ana Paula Teixeira. O uso de aplicativos educacionais na formação de professores de língua inglesa. Revista Vivências Erechim. v. 17, n. 32, p. 457-470, jan./jun.2021. Disponível em: https://doi.org/10.31512/vivencias.v17i32.381. Acesso em: 24 out. 2022.
GOMES, Luiz Fernando. Hipertexto no cotidiano escolar. São Paulo: Cortex, 2011.
GOULART, Ilsa do Carmo Vieira. Literatura infantil digital: entre prática de leitura e narrativas digitais. Leitura: Teoria e Prática, Campinas, v. 37, n. 75, p. 13-18, 2019.
KIRCHOF, Edgar Roberto. Poesia infantil e valor literário: um ponto de vista semiótico. Tigre Albino, v. 2, p. 1-10, 2009.
MOREIRA, José António Marques; HENRIQUES, Susana; BARROS, Daniela. Transitando de um ensino remoto emergencial para uma educação digital em rede, em tempos de pandemia. Dialogia, São Paulo, n. 34, p. 351-364, jan./abr. 2020. Disponível em: https://repositorioaberto.uab.pt/bitstream/10400.2/9756/1/2020_Transitando%20de%20um%20ensino%20remoto%20emergencial%20para%20uma%20educa%C3%A7%C3%A3o%20digital%20em%20rede%2c%20em%20tempos%20de%20pandemia.pdf. Acesso em: 20 nov. 2022.
SOARES, Magda. Alfabetização e letramento. São Paulo: Contexto, 2009.
SILVA, Joselma; GOULART, Ilsa Carmo Vieira; CABRAL, Giovanna Rodrigues. Ensino remoto na educação superior: impactos na formação inicial docente. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 16, n. 2, p. 407-423, abr./jun. 2021. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/14238 Acesso em: 07 jul. 2023.
TAVARES, Josiele Vita da Silva. Leitura literária em ambientes digitais: percepções docentes em relação ao uso de dispositivos digitais no ensino remoto. 2023. 134f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) – Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.
TORRES, Rui. Poesia experimental e ciberliteratura: por uma literatura marginalizada. In: TORRES, R. (org.). Enquadramento teórico e contexto crítico da PO.EX.: poesia experimental portuguesa – cadernos e catálogos, vol. 1: [s. l.]: [s.e.], 2004, p. 116-127.
WOLF, Maryanne. O cérebro no mundo digital: os desafios da leitura na nossa era. Trad. R. Ilari e M. Ilari. São Paulo: Contexto, 2019.
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026a2024n53p162-173
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Linha Mestra - Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026