Leitura de literatura: quando os estudantes são os leitores na sala de aula
Resumo
Ao considerar a leitura como prática cultural aprendida no interior de comunidades que fazem uso da palavra escrita, objetiva-se descrever e analisar situações de leitura literária dentro do cotidiano escolar, a partir de cenas que permitam questionar sua relação com leitores concretos. O material foi produzido qualitativamente com estudantes do 6º ano do EF II de uma escola pública de tempo integral do estado de SP. Percebeu-se que ao praticar a leitura coletivamente esses leitores exercem múltiplas funções, são leitores, ouvintes e ouvintes-leitores. No quadro do cotidiano, as práticas dos sujeitos ultrapassam categorias valorativas de certo e errado e se manifestam atreladas a constantes tensões e rupturas das possibilidades de ser na cultura.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. 2018.
BURKE, Peter. Abertura: a nova história, seu passado e seu futuro. In: BURKE, P. (org). A escrita da história: novas perspectivas. Trad. M. Lopes. São Paulo: Editora Unesp, 2011, p. 7-38.
CAVALLO, Guglielmo; CHARTIER, Roger. Introdução. CAVALLO, G.; CHARTIER, R. (org.). In: História da leitura no mundo ocidental I. São Paulo: Ática, 1998, p. 5-40.
CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano, vol. 1. Trad. E. F. Alves. Rio de Janeiro: Vozes, 1994.
CHARTIER, Roger. História cultural: entre práticas e representações. Trad. M. M. Galhardo. 2. ed. Lisboa: Difel, 2002.
CHARTIER, Roger. Do livro à leitura. In: CHARTIER, R. (Org.). Práticas da leitura. Trad. C. Nascimento. 4. ed. São Paulo: Estação Liberdade, 2009, p. 77-105.
DARNTON, Robert. História da leitura. In: BURKE, P. (org). A escrita da história: novas perspectivas. Trad. M. Lopes. São Paulo: Editora Unesp, 2011, p. 203-242.
FERREIRA, Norma Sandra de Almeida. A prática de 'ler literatura' como distinta de muitas outras práticas de leitura. Nuances, Presidente Prudente, v. 21, p. 76-92, 2012.
GOULEMOT, Jean Marie. Da leitura como produção de sentidos. In: CHARTIER, R. (org.). Práticas da leitura. Trad. C. Nascimento. 4. ed. São Paulo: Estação Liberdade, 2009, p. 107-116.
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026a2024n52p92-105
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Linha Mestra - Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026
