A crônica nos anos iniciais do ensino fundamental a partir da categoria dialética práxis

Letícia Vidigal, Nathalia Martins Beleza, Sandra Aparecida Pires Franco

Resumo


O objetivo deste trabalho foi compreender a importância da crônica nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental à luz da categoria dialética práxis. O estudo, com pesquisa-ação e abordagem crítico-dialética, foi realizado com estudantes do 5º ano de uma escola municipal localizada no Estado do Paraná. Os resultados apontaram que a reflexão, a criticidade e o pensar sobre a realidade estiveram presentes nas ações em torno do gênero literário, ao proporcionarem diálogo, envolvimento e busca de sentidos e significados. A pesquisa demonstrou, então, que a crônica em sua relação com a práxis, é fundamental enquanto instrumento capaz de aproximar os sujeitos a diferentes realidades de modo que a eles sejam dadas as oportunidades de tomada de consciência sobre suas próprias ações no mundo.


Palavras-chave


Crônica; Práxis; Anos iniciais do ensino fundamental.

Texto completo:

PDF

Referências


ADOLFO, Sérgio Paulo. Literatura e visão de mundo. In: REZENDE, L. A. (org.). Leitura e visão de mundo: peças de um quebra‐cabeça. Londrina: EDUEL, 2007, p. 25-36.

ARENA, Dagoberto Buim. O ensino da ação de ler e suas contradições. Ensino Em-Revista, Uberlândia, v. 17, n. 1, p. 237-247, jan./jun. 2010.

ASSUMPÇÃO, Mariana de Cássia; DUARTE, Newton. A arte e o ensino de literatura na educação escolar. Contexto, Vitória, n. 27, p. 238-258, jan. 2015.

BAJARD, Élie. Eles leem, mas não compreendem: onde está o equívoco? São Paulo: Cortez, 2021.

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. Trad. P. Bezerra, 6. ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2011.

CANDIDO, Antonio. Literatura e sociedade. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2006.

CASTRO, Rosane Michelli de et al. Entre leitura utilitarista e prática cultural: aspectos sobre a formação do leitor nas licenciaturas. In: GIROTTO, C. G. G. S.; FRANCO, S. A. P. (org.). Perfil do leitor universitário: textos e contextos nas licenciaturas. Tubarão: Copiart, 2017, p. 13-24.

CHEPTULIN, Alexandre. A dialética materialista: categorias e leis da dialética. São Paulo: Alfa-Omega, 1982.

FISCHER, Ernst. A necessidade da arte. Trad. L. Konder, 9. ed. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1959.

GASPARIN, João Luiz. Uma didática para a pedagogia histórico-crítica. 5. ed. Campinas: Autores Associados, 2009.

GIROTTO, Cyntia Graziella Guizelim Simões; SOUZA, Renata Junqueira de. Estratégias de leitura: para ensinar alunos a compreender o que leem. In: SOUZA, R. J. et al.. Ler e compreender: estratégias de leitura. Campinas: Mercado de Letras, 2010, p. 45-114.

GOMES, Cláudia Aparecida Valderramas. Produção de sentido e consciência: o que isso implica para o ler e o escrever? Alfabetização Humanizadora: vez e voz às crianças!, Marília, n. 8, p. 2-3, jan./fev. 2022.

HERNANDES, Elianeth D. Kanthack. Sentido no que fazemos. Alfabetização Humanizadora: vez e voz às crianças!, Marília, n. 8, p. 1-1, jan./fev. 2022.

JOLIBERT, Josette. Formando crianças leitoras. Trad. B. C. Magne, Porte Alegre: Artes Médicas, 1994.

KEFALÁS, Eliana. Corpo a corpo com o texto na formação do leitor literário. Campinas: Autores Associados, 2012.

KOSIK, Karel. Dialética do concreto. Trad. C. Neves e A. Toríbio, 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.

LEONTIEV, Alexis. O desenvolvimento do psiquismo. Lisboa: Horizonte, 1978.

MAME, Osvaldo Augusto Chissonde; MIGUEL, José Carlos; MILLER, Stela. Atividade de estudo: sua contribuição para o desenvolvimento do pensamento teórico da criança em situação escolar. Acta Scientiarum, v. 42, p. 1-13, 2020.

MARTINS, Lígia Márcia. A formação social da personalidade do professor: um enfoque vigotskiano. 2. ed. Campinas: Autores Associados, 2015.

MEDEIROS, Martha. Top less. Porto Alegre: L&PM, 2011.

SALES, Rafael dos Santos Fernandes. A sociologia da literatura de Georg Lukács. Senso Comum, Goiás, n. 1, p. 67-75, 2009.

SILVA, Greice Ferreira da; ARENA, Dagoberto Buim. O pequeno leitor e o processo de mediação de leitura literária. Álabe, Espanha, n. 6, p. 1-14, dez. 2012.

VERISSIMO, Luis Fernando. Comédias para ler na escola. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.

VIDIGAL, Letícia et al. Os espaços de leitura literária na sociedade atual: em foco a educação escolar. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE LITERATURA INFANTIL E JUVENIL DO CELLIJ. 5., 2017. Anais [...]. Unesp, São Paulo, 2017.




DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026a2024n52p180-194

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Linha Mestra Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026

Licença Creative Commons