Lirismo medieval: diversidade e conexão com a atualidade

Paulo Roxo Barja, Cláudia Regina Lemes

Resumo


O termo “Idade das Trevas” soa errôneo para nomear a Idade Média, considerando-se o lirismo das obras da época que chegaram ao nosso conhecimento. Este trabalho teve por objetivo analisar canções medievais, buscando eventuais pontos de contato com a música popular brasileira da segunda metade do século XX e início do século XXI. Efetuou-se um recorte metodológico, selecionando-se obras do século XII ao século XIV, no eixo França-Portugal, com diversidade de temas/estilos. Para avaliar a sinergia texto-música, um dos autores gravou sua própria interpretação das obras. A análise mostra pontos de contato entre o cancioneiro medieval e o atual: música como suporte narrativo; contraste “religioso x profano” nas letras, mas não na música; presença de obras satíricas; prevalência de voz solo; sinergia entre letra e música. Observa-se raiz medieval para o lirismo atual

Palavras-chave


Canção; Características do lirismo; Raiz histórica

Texto completo:

PDF

Referências


BARJA, Paulo R., 2017. Música e(m) sociedade: artigos, crônicas, reflexões. Curitiba: Appris, 2017.

CAMPOS, Augusto de. Mais provençais. São Paulo: Companhia das Letras, 1987.

CASSON, Andrew. Cantiga 322: a virgen, que de Déus Madre éste, filla e criada. Cantigas de Santa Maria for singers. EUA, 2006. Disponível em: http://www.cantigasdesantamaria.com/csm/322. Acesso em: 28 jul. 2023.

DOR de dente e mulher feia. Intérpretes: Mayck e Lyan. Compositores: M. C. Neves e A. F. L. de Moraes. In: ACÚSTICO & ao vivo. Intérprete: Mayck e Lyan. [S.l.]: EMI Music Brasil, 2010. 1 CD, faixa 11.

ECO, Umberto. História da beleza. Trad. E. Aguiar. Rio de Janeiro: Aguiar, 2010.

FERNANDES, R. “Tua cantiga”, de Chico Buarque: aspectos da polêmica, astúcias da composição. Revista de Estudos Decoloniais v. 1, n. 1, p. 1-13, 2021. Disponível em: https://cfp.revistas.ufcg.edu.br/cfp/index.php/estudosdecoloniais/article/download/1830/pdf. Acesso em: 30 jul. 2023.

LEÃO, Ângela V. Cantigas de Alfonso X a Santa Maria. Belo Horizonte: Veredas & Cenários, 2011.

MACHAUT, G. “Ay Mi”. Lyrics Translate, EUA, 2018. Disponível em: https://lyricstranslate.com/pt-br/ay-mi-dame-de-valour-poor-me-worthy-lady.html/. Acesso em: 30 jul. 2023.

MELLER, Lauro. Poetas ou cancionistas? Curitiba: Appris, 2015.

PAES, José Paulo. Notas sobre os textos, autores e fontes. In: PAES, J. P. (org.) Poesia erótica em tradução. São Paulo: Companhia das Letras, 1990, p.153-170.

SPINA, Segismundo. A lírica trovadoresca. São Paulo: EDUSP, 1991.

STEHMAN, Jacques. História da música europeia. Lisboa: Bertrand, 1978.

TATIT, Luiz. Todos entoam: ensaios, conversas e canções. São Paulo: Publifolha, 2007.

TAVARES, Vanessa Giuliani Barbosa. “Nom quer´eu donzela fea”: misoginia nas cantigas satíricas de Afonso X. 2018. 126f. Dissertação (Mestrado em Letras) –UFES, Vitória, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufes.br/bitstream/10/9222/1/Dissertacao-Vanessa%20G.%20B.%20Tavares.pdf. Acesso em: 30 jan. 2024.

TUA cantiga. Intérprete: Chico Buarque. Compositores: C. Buarque e C. Bastos. In: CARAVANAS. Intérprete: Chico Buarque. Rio de Janeiro: Biscoito Fino, 2017. 1 CD, faixa 1.

XAVIER, Antônio Roberto; CHAGAS, Eduardo Ferreira; REIS, Edilberto Cavalcante. Cultura e educação na Idade Média: aspectos histórico-filosófico-teológicos. Revista Dialectus, v. 4, n. 11, p. 310-326, ago./dez. 2017. Disponível em: https://repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/32676/1/2017_art_arxavierefchagas.pdf. Acesso em: 30 jan. 2024.

WISNIK, José Miguel. Sem receita. São Paulo: Publifolha, 2004.




DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026a2024n52p372-386

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Linha Mestra Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026

Licença Creative Commons