A democratização do acesso à leitura e a universidade: contribuições do projeto Futuro UERJ

Luiza Barboza Braz

Resumo


O presente artigo busca historicizar a construção do projeto Futuro UERJ apresentando uma estratégia que visa democratizar o acesso à universidade e a leitura, a Roda de Leitura Compartilhada (2022). Essa ação insere o pré-vestibular na discussão pertinente à inclusão e permanência, evidenciando o quão necessário é construir caminhos para promover acessibilidade nesse processo. A elaboração desse estudo utilizou o levantamento bibliográfico e assegurou-se em pesquisas realizadas com estudantes do projeto, sendo investigado a natureza dos materiais desenvolvidos pelo Futuro UERJ que buscam possibilitar o ingresso desses sujeitos no Ensino Superior, destacando-se a criação de uma vasta rede de acolhimento e inúmeras ações afirmativas que promovem o acesso ao livro.

Palavras-chave


Democratizar; Livro; Vestibular

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DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026

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