Considerações sobre história de leitura de professoras no âmbito de um programa de formação continuada

Giovanna Rodrigues Cabral

Resumo


Neste trabalho apresenta-se as relações que as professoras que participaram de um programa de formação continuada, em um município mineiro, estabelecem com a leitura, tendo em vista suas práticas de letramento literário na família e na escola, no sentido de identificar em que ponto tais vivências influenciam suas práticas de formação de leitores nas escolas onde atuam. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, baseado em observação participante e aplicação de questionários junto às professoras. Com relação às histórias de leitura, verificou-se uma relação estreita entre os hábitos de leitura que as professoras trazem consigo e sua prática em sala de aula.

Palavras-chave


Formação continuada; História de leitura; Práticas literárias.

Texto completo:

PDF

Referências


BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994.

BRASIL. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: caderno de apresentação. Brasília: Ministério de Educação, 2012.

CANDAU, Vera Maria. Formação continuada de professores: tendências atuais. In: MIZUKAMI, M. G. N.; REALI, A. M. M. R. (org.). Formação de professores: tendências atuais. São Paulo: EDUFSCar: FINEP, 1996, p. 139-152.

CHARTIER, Roger (org.). Práticas da leitura. São Paulo: Estação Liberdade, 1996.

INSTITUTO PRÓ-LIVRO. Retratos da leitura no Brasil. Plataforma Pró-Livro. 2020. Disponível em: http://plataforma.prolivro.org.br/retratos.php. Acesso em: 16 jan. 2023.

KLEIMAN, Ângela. Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas: Mercado das Letras, 1995.

KLEIMAN, Ângela. Oficina de leitura: teoria e prática. Campinas: Pontes, 2007

LAJOLO, Marisa. O texto não é pretexto. In: ZILBERMAN, R. (org.). Leitura em crise na escola: as alternativas do professor. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1982, p. 51-62.

NÓVOA, Antonio. (org.). Vidas de professores. Porto: Porto Codex, 1995.

PAULINO, Graça (org). Leitura literária: a mediação escolar. Belo Horizonte: Faculdade de Letras da UFMG, 2004.

SOARES, Magda. As condições sociais da leitura: uma reflexão em contraponto. In: ZILBERMAN, R.; SILVA, E. T. (org.). Leitura: perspectivas interdisciplinares. São Paulo: Ática, 1991, p. 18-29.

SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 1998.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.

ZILBERMAN, Regina; SILVA, Ezequiel Theodoro (org.). Leitura: perspectivas interdisciplinares. São Paulo: Ática, 2004.




DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026a2024n52p144-152

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Linha Mestra Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026

Licença Creative Commons