Considerações sobre história de leitura de professoras no âmbito de um programa de formação continuada
Resumo
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994.
BRASIL. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: caderno de apresentação. Brasília: Ministério de Educação, 2012.
CANDAU, Vera Maria. Formação continuada de professores: tendências atuais. In: MIZUKAMI, M. G. N.; REALI, A. M. M. R. (org.). Formação de professores: tendências atuais. São Paulo: EDUFSCar: FINEP, 1996, p. 139-152.
CHARTIER, Roger (org.). Práticas da leitura. São Paulo: Estação Liberdade, 1996.
INSTITUTO PRÓ-LIVRO. Retratos da leitura no Brasil. Plataforma Pró-Livro. 2020. Disponível em: http://plataforma.prolivro.org.br/retratos.php. Acesso em: 16 jan. 2023.
KLEIMAN, Ângela. Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas: Mercado das Letras, 1995.
KLEIMAN, Ângela. Oficina de leitura: teoria e prática. Campinas: Pontes, 2007
LAJOLO, Marisa. O texto não é pretexto. In: ZILBERMAN, R. (org.). Leitura em crise na escola: as alternativas do professor. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1982, p. 51-62.
NÓVOA, Antonio. (org.). Vidas de professores. Porto: Porto Codex, 1995.
PAULINO, Graça (org). Leitura literária: a mediação escolar. Belo Horizonte: Faculdade de Letras da UFMG, 2004.
SOARES, Magda. As condições sociais da leitura: uma reflexão em contraponto. In: ZILBERMAN, R.; SILVA, E. T. (org.). Leitura: perspectivas interdisciplinares. São Paulo: Ática, 1991, p. 18-29.
SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 1998.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.
ZILBERMAN, Regina; SILVA, Ezequiel Theodoro (org.). Leitura: perspectivas interdisciplinares. São Paulo: Ática, 2004.
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026a2024n52p144-152
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Linha Mestra - Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026