Vivências de brincar/letrar de uma criança com autismo na educação infantil

Zélia Amorim de Proença, Ana Paula de Freitas

Resumo


O estudo aborda a temática da brincadeira em crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Visa identificar estratégias pedagógicas envolvendo a brincadeira proposta por uma professora da educação infantil e refletir a respeito de possíveis impactos sobre o desenvolvimento de uma criança com TEA. A pesquisa orienta-se pela teoria histórico-cultural e se insere no contexto de um projeto envolvendo a brincadeira e o letramento em uma escola de educação infantil. As atividades do projeto foram videogravadas e transcritas para realização de análise microgenética. As análises realizadas permitem perceber que as estratégias pedagógicas que envolvem a intervenção intencional da professora são importantes para a interação e participação da criança com TEA nas brincadeiras.


Palavras-chave


Transtorno do espectro do autismo; Brincadeira; Perspectiva histórico-cultural

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DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026

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