Entre o concreto, o virtual e o imaginário: frequências no modo de ensinar e aprender

Lara Jatkoske Lazo

Resumo


Este artigo, com momentos ensaísticos, reflete e realiza análises sobre a estética das aulas de português no Ensino Fundamental II, em uma escola agrícola de período integral, e sobre o que é realidade e não-realidade, no que diz respeito a pensamento, linguagem e cultura, na relação com práticas de leitura e escrita. Delineia-se pela pesquisa narrativa e pela análise do discurso no viés bakhtiniano e integra uma pesquisa de doutorado em andamento. Conclui-se, até o momento, que as conexões lógicas dos níveis gramatical e semântico, ao fugirem da norma padrão na escrita, nem sempre são, simplesmente, equívocos, pois podem ser uma frequência de expressão de mais força imagética e espontânea do que narrativa a delinear um potencial estilístico.


Palavras-chave


Leitura e escrita; Estilo e estética do discurso; Ensino de português.

Texto completo:

PDF

Referências


ARFUCH, Leonor. El espacio autobiografico: dilemas de la subjetividad contemporánea. Buenos Aires: Fundo de Cultura Económica de Argentina, 2002.

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. 6. ed., 5. reim Trad. P. Bezerra. São Paulo: WMF/Martins Fontes, 2020.

BAKHTIN, M. Questões de estilística no ensino de língua. 1. reim. Trad. S. Grillo e E. V. Américo, São Paulo: Editora 34, 2015.

BARZOTTO, Valdir Heitor. Lições das fúrias: delitos e castigos inevitáveis. In: BARZOTTO, V. H.; RIOLFI, C. R. (org.). O inferno da escrita: produção escrita e psicanálise. Campinas: Mercado das Letras, 2011, p. 33-46.

CALVINO, Italo. Seis propostas para o próximo milênio. 2. ed., Trad. I. Barroso. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.

DOSTOIÉVSKI, Fiódor. Diário de um escritor (1873): meia carta de um sujeito. São Paulo: Hedra, 2016.

LAZO, Lara Jatkoske. Literatura clássica e práticas artísticas: narrativas e estudos de uma professora acerca da formação do leitor adolescente. 2018. 238f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Instituto de Biociências, Unesp, Rio Claro, 2018.

SIMAS, Maria Lúcia de Bustamante. Esquizofrenia: seus fenômenos perceptivos e cognitivos na primeira pessoa. Curitiba: Appris, 2018. [E-book].

VOLÓCHINOV, Valentin. O que é língua/linguagem?. In: VOLÓCHINOV, V. A palavra na vida e a palavra na poesia: ensaios, artigos, resenhas e poemas. Trad. S. Grillo e E. V. Américo. São Paulo: Editora 34, 2019, p. 234-265.

WINNICOTT, Donald Woods. O brincar e a realidade. Trad. B. Longhi. São Paulo: Ubu, 2019.

WOLF, M. O cérebro no mundo digital: os desafios da leitura na nossa época. São Paulo: Contexto, 2019. [E-book].


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Linha Mestra Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026

Licença Creative Commons