A prosódia nas práticas leitoras nas escolas públicas do ensino fundamental: perspectivas das professoras alfabetizadoras

Valdete da Macena Pardinho

Resumo


Sabe-se que os elementos prosódicos têm papel fundamental no processamento e na compreensão da leitura; partindo daí, nosso trabalho teve como escopo investigar como se dá o ensino destes elementos nas escolas públicas. Isto porque órgãos governamentais vêm sinalizando negativamente a qualidade do ensino da leitura nas séries iniciais; portanto fomos a campo em busca do posicionamento de trinta alfabetizadoras, através de entrevista semiestruturada e observação in loco. Ao término, inferimos, pois, que os elementos prosódicos na prática da maioria das agentes, nem sequer são mencionados. Ao questioná-las, argumentaram que tal área não foi estudada durante sua formação docente. Para a compreensão dos dados obtidos, análises e pressupostos orientamo-nos em pesquisadores nacionais e estrangeiros da área.


Palavras-chave


Letramento; Prosódia; Práticas leitoras.

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DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026a2024n52p195-210

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