A prosódia nas práticas leitoras nas escolas públicas do ensino fundamental: perspectivas das professoras alfabetizadoras
Resumo
Sabe-se que os elementos prosódicos têm papel fundamental no processamento e na compreensão da leitura; partindo daí, nosso trabalho teve como escopo investigar como se dá o ensino destes elementos nas escolas públicas. Isto porque órgãos governamentais vêm sinalizando negativamente a qualidade do ensino da leitura nas séries iniciais; portanto fomos a campo em busca do posicionamento de trinta alfabetizadoras, através de entrevista semiestruturada e observação in loco. Ao término, inferimos, pois, que os elementos prosódicos na prática da maioria das agentes, nem sequer são mencionados. Ao questioná-las, argumentaram que tal área não foi estudada durante sua formação docente. Para a compreensão dos dados obtidos, análises e pressupostos orientamo-nos em pesquisadores nacionais e estrangeiros da área.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
BARBOSA, Plínio. Prosódia. São Paulo: Parábola, 2019.
BARBOSA, Plínio. As ciências da fala. São Paulo: Parábola, 2022.
BARJARD, Élie. Eles leem, mas não compreendem: onde está o equívoco? São Paulo: Cortez, 2021.
CRISTÓFARO-SILVA, Taís. Fonética e fonologia do português: roteiro e guia de exercícios. São Paulo: Contexto, 2001.
CRYSTAL, David. Prosodic systems and intonations in english. Cambridge:Cambridge University Press, 1969.
FERREIRA, Hugo M. A geração do quarto: quando crianças e adolescentes nos ensinam a amar. Rio de Janeiro: Record, 2022.
KENT, Ray D.; READ, Charles. Análise acústica da fala. São Paulo: Cortez, 2015.
KOMENO, Eliana Matiko et al. Velocidade de leitura e desempenho escolar na última série do ensino fundamental. Estudos de Psicologia, Campinas, v. 32, n. 3, p. 437-447, jul./set. 2015. DOI: https://doi.org/10.1590/0103-166X2015000300009. Acesso em: 31mar. 2024.
KUHL, Patricia. A new view of language acquisition. Proceedings of the National Academy of Sciences of the United States of America Journal. v. 97, p. 11850-11857, nov. 2000, DOI: 10.1073/pnas.97.22.11850. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/12276676_A_New_View_of_Language_Acquisition. Acesso em: 31 mar. 2024
LACHERET, Anne. La compétence prosodique en français, de quoi parle-t-on? formes, fonctions, usages. Bulletin de la Société de Linguistique de Paris, p. 91-116, 2012.
LEITE, Sérgio A.S; COLELLO, Sílvia M.G. Alfabetização e letramento: pontos e contrapontos. São Paulo: Summus, 2010.
SOARES, Magda Becker. Alfabetização: a questão dos métodos. São Paulo: Contexto, 2020.
SOARES, Magda Becker. Alfaletrar: toda criança pode aprender a ler e escrever. São Paulo: Contexto, 2021.
ZORZI, Jaime Luiz. Aprendizagem e distúrbios da linguagem escrita. Porto Alegre: Artmed, 2006.
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026a2024n52p195-210
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Linha Mestra - Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026