Que diferença? problematizações no currículo cultural da educação física

Welington Santana Silva Júnior, Carolina Rodrigues de Souza

Resumo


Esse trabalho insere-se no campo do currículo cultural da educação física apoiado nas teorias pós-estruturalistas e pós-críticas. Através da metodologia de análise do discurso foucaultiana, objetivamos localizar epistemologicamente a diferença no currículo cultural. Foram analisados 11 artigos que discutem o conceito de diferença em tal proposta. Como resultados, indicamos que o conceito em questão nessa perspectiva curricular está pautado na diferença cultural a partir do multiculturalismo crítico e dos Estudos Culturais. No entanto, por meio das experiências didáticas pedagógicas nessa mesma perspectiva curricular, um corpo, ao ser afetado, pode se diferenciar de si, nesse caso, a diferenciação está na afirmação da vida, na resistência do poder da vida contra o poder sobre a vida.


Palavras-chave


Educação física; Currículo cultural; Diferença.

Texto completo:

PDF

Referências


ABRAMOWICZ, A.; RODRIGUES, T. C.; CRUZ, A. C. J. A diferença e a diversidade na educação. Contemporânea – Revista de Sociologia da UFSCar. São Carlos, n. 2, p. 85-97, 2011.

BARROS, G. A.; MUNARI, S. R.; ABRAMOWICZ, A. Educação, cultura e subjetividade: Deleuze e a diferença. Revista Eletrônica de Educação, v.11, n.1, p. 108-124, jan./maio 2017.

BONETTO, P. X. R. Esquizo-experimentações com o currículo cultural de educação física. 2021. 336f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2021.

BONETTO, P. X. R.; VIEIRA, R. A. G.; BORGES, C. C. O. Educação física e as filosofias da diferença: encontros com Foucault, Deleuze e Derrida. Revista Brasileira de Educação Física Escolar. Curitiba, v. III, p. 76-92, mar. 2022.

BORGES, C. C. O. Governo, verdade, subjetividade: uma análise do currículo cultural da educação física. 2019. 181f. Tese (Doutorado em Educação) –Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2019.

BONETTO, P. X. R.; NEIRA, M. G. A educação física pós-crítica e suas teleologias: entre a valorização da diferença e o sujeito solidário. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, n. 45, p. e20230060, 2023.Disponívem em:https://www.scielo.br/j/rbce/a/Pjnp5LJ5jPfTcZq4bzfG3qP/?lang=pt Acesso em: 20 abr. 2024.

CALDEIRA, M. C. S; PARAÍSO, M. A. Etnografia educacional e análise de discurso: uma bricolagem metodológica para pesquisar currículos. e-Curriculum, São Paulo, v. 14, n. 04, p. 1499-1526, out./dez. 2016.

DELEUZE, G. Foucault. São Paulo: Brasiliense, 1988.

DELEUZE. Gilles. Diferença e repetição. 3. ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2021.

FOUCAULT, M. Arqueologia do saber. Petrópolis: Vozes, 1972.

FOUCAULT, M. Prefácio à transgressão. In: FOUCAULT, M. Ditos e escritos III: estética: literatura e pintura, música e cinema. 2ª ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2009 p. 28-46.

GUATTARI, F.; ROLNIK, S. Micropolítica: cartografias do desejo. Petrópolis: Vozes, 2010.

NEIRA, M. G. Cruzando fronteiras: o currículo multicultural e o trabalho com as diferenças em sala de aula. Lantuna: Revista Cabo-verdiana de Educação, Filosofia e Letras, Santiago, v. 1, n. 1, p. 119-136, jan.-jun. 2014.

NEIRA, M. G. O currículo cultural e a afirmação das diferenças. In: BOTO, C.; SANTOS, V. M.; SILVA, V. B.; OLIVEIRA, Z. V. (orgs.). A escola pública em crise: inflexões, apagamentos e desafios. São Paulo: Livraria da Física, p. 183-201, 2020 a.

NEIRA, M. G. Os conteúdos no currículo cultural da educação física e a valorização das diferenças: análises da prática pedagógica. e-Curriculum, São Paulo, v. 18, n. 2, p. 827-846, abr./jun. 2020b.

NEIRA, M. G. A abordagem das diferenças no currículo cultural da educação física. Humanidades & Inovação, v.7, n. 10, p. 39-56, 2020c.

NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. F. Pedagogia da cultura corporal. São Paulo: Phorte Editora, 2006.

NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. F. Educação física, currículo e cultura. São Paulo: Phorte Editora, 2009.

NUNES, H. C. B. O trabalho com a diferença na educação física escolar. Kinesis, [S. l.], v. 39, n. 1, p. 01-15, 2021.

NUNES, H. C. B.; MÜLLER, A.; NEIRA, M. G. O currículo cultural da educação física na rede SESI-SP de ensino: uma análise a partir da diferença. Revista Brasileira de Educação Física Escolar, São Paulo, v. 02, p. 113-124, nov. 2015.

NUNES, H. C. B.; NEIRA, M. G. A diferença no currículo cultural: por uma educação (física) menor. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 12, n. 2, p. 464- 480, maio/ago. 2017.

NUNES, H. C. B; NEIRA, M. G. O jogo da identidade e diferença no currículo cultural da educação física. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 18, p. e10073, dez. 2023. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/10073. Aceso em: 16 abr. 2023.

NUNES, M. L. F. Afinal, o que queremos dizer com a expressão "diferença”? In: NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. F. (orgs.). Educação física cultural: por uma pedagogia da(s) diferença(s). Curitiba: CRV. p. 15-66, 2016.

NUNES, M. L. F. Planejando a viagem ao desconhecido: o plano de ensino e o currículo cultural da educação física. In: FERNANDES, C. Ensino fundamental: planejamento da prática pedagógica: revelando desafios, tecendo ideias. São Paulo: Editora Appris, p. 77-115, 2018.

PARAÍSO, M. A. Diferença no currículo. Cadernos de Pesquisa, v. 40, n. 140, p. 587-604, maio/ago. 2010.

SANTOS JÚNIOR, F. N.; NEVES, M. R.; NEIRA, M. G. Diferença colonial e o currículo cultural da educação física. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 67, p. e24336, 2023. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/24336. Acesso em: 20 abr. 2024.

SILVA JÚNIOR, W. S. Currículo cultural e a ressignificação: efeitos das práticas de resistência. 2021, 163f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas, 2021.

PORTELA, T.; ALVIANO JUNIOR, W. Linguagens, culturas e diferenças no currículo da educação física. Contexto & Educação, [S. l.], v. 39, n. 121, p. e13919, 2024. Disponível em:

https://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/contextoeducacao/article/view/13919. Acesso em: 23 abr. 2024.

VIEIRA, R. A. G. Conceitos em torno de uma educação física menor: possibilidades do currículo cultural para esquizoaprender como política cognitiva. 2020. 244f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, 2020.




DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026a2024n52p252-267

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Linha Mestra Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026

Licença Creative Commons