A importância da leitura pessoal na escola para a formação do(a) leitor(a) de literatura

Cláudia de Oliveira Daibello

Resumo


Este texto tem como objetivo refletir sobre a importância das experiências pessoais de leitura no contexto escolar, tendo como foco os anos iniciais do Ensino Fundamental. As reflexões aqui apresentadas originam-se em uma pesquisa mais ampla, que se propôs discutir a formação de leitores de literatura na escola. A partir de observações realizadas em uma turma de segundo ano do ensino fundamental e das contribuições de estudos sobre leitura de literatura como os de Bajour (2012), Rezende (2013, 2020) e Rouxel (2012, 2013a, 2013b, 2018), defendemos que as práticas de leitura de literatura na escola devem se pautar em aspectos como a implicação do(a) leitor(a), a pluralidade de sentidos e a apreciação estética.


Palavras-chave


Leitura de literatura; Leitura e escola; Sala de leitura

Texto completo:

PDF

Referências


BAJOUR, Cecilia. Ouvir nas entrelinhas: o valor da escuta nas práticas de leitura. Trad. A. Morales. São Paulo: Pulo do Gato, 2012.

DAIBELLO, Cláudia de Oliveira. Leitura de literatura como experiência pessoal na escola: possibilidades de práticas em sala de leitura. 2020. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2020.

GOMES, Carlos Magno; CRUZ, Maria de Fátima Berenice. Entrevista com Neide Luzia de Rezende: reflexões sobre a leitura literária no Brasil. Pontos de Interrogação, v. 10, n. 1, p. 263-274, jan.-jun. 2020.

LEBRUN, Marlène. A emergência e o choque das subjetividades de leitores do maternal ao ensino médio graças ao espaço interpretativo aberto pelos comitês de leitura. In: ROUXEL, A.; LANGLADE, G.; REZENDE, N. L. (org.). Leitura subjetiva e ensino de literatura. Trad. A. C. Moraes et al. São Paulo: Alameda, 2013, p. 133-148.

NEVES, Cynthia Agra de Brito. Leituras poéticas na construção da subjetividade dos alunos do ensino médio. Cadernos de Letras da UFF, Niterói, v. 26, p. 47-67, 2016.

REYES, Yolanda. A casa imaginária: leitura e literatura na primeira infância. São Paulo: Global, 2010.

REZENDE, Neide Luzia de. Apresentação ao leitor brasileiro. In: ROUXEL, A.; LANGLADE, G.; REZENDE, N. L. (org.). Leitura subjetiva e ensino de literatura. Trad. A. C. Moraes et al. São Paulo: Alameda, 2013, p. 7-18.

REZENDE, Neide Luzia de. Da análise técnica à leitura literária: abordagens da literatura na escola. Revista Graphos, v. 22, n. 2, p. 12-26, 2020.

REZENDE, Neide Luzia de; OLIVEIRA, Gabriela Rodella de. Um sujeito leitor para a literatura na escola. Entrevista com Annie Rouxel. Revista Teias, v. 16, n. 41, p. 280-294, 2015.

ROUXEL, Annie. Práticas de leitura: quais rumos para favorecer a expressão do sujeito leitor? Trad. N. L. Rezende e G. R. Oliveira. Cadernos de Pesquisa, v. 42, n. 145, p. 272-283, jan.-abr. 2012.

ROUXEL, Annie. Apropriação singular das obras e cultura literária. In: ROUXEL, A.; LANGLADE, G.; REZENDE, N. L. (org.). Leitura subjetiva e ensino de literatura. Trad. A. C. Moraes et al. São Paulo: Alameda, 2013a, p. 165-189.

ROUXEL, Annie. Aspectos metodológicos do ensino da literatura. In: DALVI, M. A.; REZENDE, N. L.; JOVER-FALEIROS, R. (org.). Leitura de literatura na escola. Trad. N. L. Rezende. São Paulo: Parábola, 2013b, p. 17-33.

ROUXEL, Annie. Ousar ler a partir de si: desafios epistemológicos, éticos e didáticos da leitura subjetiva. Trad. R. Xypas. Revista Brasileira de Literatura Comparada, v. 20, n. 35, p. 10-25, 2018.

ROUXEL, Annie; LANGLADE, Gerard. Apresentação dos coordenadores franceses. In: ROUXEL, A.; LANGLADE, G.; REZENDE, N. L. (org.). Leitura subjetiva e ensino de literatura. Trad. A. C. Moraes et al. São Paulo: Alameda, 2013, p. 19-24.

SOUZA, Raquel. Leitura literária na escola: por uma didática da implicação. Sede de Ler, v. 5, n. 1, p. 9-15, out. 2018.

ZOARA, Failla (org.). Retratos da leitura no Brasil. São Paulo: Sextante, 2021. Disponível em: https://www.prolivro.org.br/wp-ontent/uploads/2021/06/Retratos_da_leitura_5__o_livro_IPL.pdf. Acesso em: 23 jul. 2023.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Linha Mestra Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026

Licença Creative Commons