A formação de Maria Eugenia Celso como leitora

Carla Bispo Azevedo

Resumo


A escritora Maria Eugenia Celso (1886-1963) mostrou-se presente no espaço público com sua produção literária. Favorecida pelos contatos intelectuais com sua família, teve acesso privilegiado a uma vasta biblioteca. Desta forma, busca-se refletir sobre a formação leitora de Maria Eugenia Celso, destacando-se os autores de sua preferência e o ambiente letrado do qual fazia parte. O presente estudo configura-se como uma pesquisa documental e bibliográfica, ancorada nos pressupostos teóricos de Chartier (1996). As análises desenvolvidas basearam-se em um documento da Revista Vida Doméstica, e dados sobre as obras dos autores favoritos da escritora. Observa-se a contribuição desses autores na produção literária de Maria Eugenia Celso


Palavras-chave


Maria Eugenia Celso; Apropriação de leitura; Formação de leitores

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Referências


CHARTIER, Roger (org.). Práticas da Leitura. São Paulo: Estação Liberdade, 1996.

MARIA Eugênia Celso: brilhante poetisa e prosadora patrícia, que honra a literatura feminina no Brasil. Vida doméstica: revista do lar e da mulher, p. 43, out. 1925.

MICELI, Sergio. Intelectuais à brasileira. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.

PINSKY, Carla Bassanezi. A era dos modelos rígidos. In: PINSKY, C. B.; PEDRO, J. M. Nova história das mulheres. São Paulo: Editora Contexto, 2012, p. 469-512.]




DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026a2024n52p297-308

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Linha Mestra Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026

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