Formação continuada de professores(as) da educação infantil: mapeamento e análise de pesquisas realizadas no período de 2011-2021

Fernanda Maya Guimarães

Resumo


A partir das contribuições dos Estudos sobre Formação Continuada Docente e das pesquisas sobre Docência na Educação Infantil, o artigo tem o intuito de discutir os sentidos que os docentes atribuem à formação continuada na Educação Infantil. Metodologicamente, realizou-se uma pesquisa do tipo estado do conhecimento. Para tanto, o período do levantamento de pesquisas foi de 2011 a 2021. As análises apontam a relevância de a formação continuada acontecer no lócus da escola. Desse modo, infere-se a importância de se discutir a ascensão da agenda neoliberal, do mercado pedagógico pós-BNCC e pandemia de Covid-19, assim como o esmaecimento da docência como ofício profissional.

Palavras-chave


Formação continuada; Educação infantil; Estado do conhecimento

Texto completo:

PDF

Referências


ALLIAUD, A. Enseñar hoy: apuntes para la formación. Buenos Aires: Paidós, 2021.

ALMEIDA, G. M. Fundações empresariais e escola pública: um estudo sobre as implicações de uma formação continuada proposta pela Fundação Vale para o trabalho docente. 2016. 136f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2016.

BALBÉ, M. M. G. A contribuição da formação continuada para os professores da educação infantil da instituição adventista do Paraná: regional norte. 2011. 259 f.Tese (Doutorado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017.

CAMPOS, R. R. Das necessidades de formação docente à formação contínua de professores da educação infantil. 2017. 201f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.

CARVALHO, R. S. Diálogos entre pedagogia da infância e formação docente na educação infantil. In: ROMERO, T. (org.). Remando contra a maré: fazer, pensar, aprender, motivar, criar, acompanhar. São Paulo: Phorte, 2022, p. 257-274.

DALLA ZEN, L. H. O lugar das experiências culturais na constituição de um ethos docente. 2017. 205f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2017.

DIAS, R. O. Formação inventiva como possibilidade de deslocamentos. In: DIAS, R. O. (org.). Formação inventiva de professores. Rio de Janeiro: Lamparina, 2012. p. 25-41.

DIMITROVICHT, L. Políticas públicas para a educação infantil: um estudo sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) na rede municipal de ensino de Londrina - PR. 2019. 133f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2019.

DUARTE, L. C. Formação continuada: professores da educação infantil da rede municipal de Catalão-GO. 2013. 105f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Goiás, Catalão, 2013.

DUDAR, C. Z. Formação continuada: concepções das professoras da educação infantil. 2017. 159f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade da Região de Joinville, Joinville, 2017.

DUTRA, R. M. M. Formação continuada de professores na escola: prática docente e autonomia pedagógica na Educação Infantil. 2014. 134f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2014.

HINTERHOLZ, B. Educação e formação continuada: entre a imaginação, a ficção e o sentido de carnavalidade. 2020. 172f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2020.

MACHADO, V. A. T. A atuação do coordenador pedagógico na formação de professores das escolas municipais de educação infantil (E.M.E.I.s) de São Paulo. 2015. 153f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.

MARCO, M. T. Docência na educação infantil: proposta de formação continuada de professores desenvolvida em uma escola pública do município de Medianeira. 2019. 162f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual Paulista, Marília, 2019.

MOROSINI, M. C. et al. Estado do conhecimento: teoria e prática. Curitiba: CRV, 2021.

MOROSINI, M. C.; NASCIMENTO, L. M. Uma perspectiva metodológica da produção sobre internacionalização da educação superior em programas de pós-graduação do Brasil. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO SUPERIOR – RIES – REDE GEU: A Educação Superior e Contextos Emergentes, 8., 2015. Anais [...]. Porto Alegre: UFRGS, p. 1-8, 2015.

PEDRO, F. B. Formação continuada de professoras da educação básica: produção discursiva na pesquisa acadêmica (1997-2018). 2020. 132f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2020.

SANTOS, A. O. A formação continuada do professor de educação infantil numa perspectiva da autoria por meio de ateliês biográficos. 2018. 127f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018.

SANTOS, E. A. S. A formação continuada na educação infantil: avaliação e expectativas das profissionais da rede municipal de Florianópolis. 2014. 319f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2014.

SILVA, A. P. P. N.; SOUZA, R. T.; VASCONCELLOS, V. M. R. O estado da arte ou o estado do conhecimento. Educação, Porto Alegre, v. 43, n. 3, p. 1-12, set./dez. 2020.

SILVA, E. A. P. B. As diretrizes curriculares do município de Andradina-SP e a Base Nacional Comum Curricular na percepção dos(as) profissionais da educação infantil. 2021. 148f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Três Lagoas, 2021.




DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026a2023n51p169-180

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Linha Mestra Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026

Licença Creative Commons