Partilhando experiências: a importância da leitura da obra literária "Nadando contra a morte"

Kelly da Silva Oliveira, Susana Angelin Furlan

Resumo


O presente trabalho teve como objetivo relatar as experiências e as discussões de duas educadoras-pesquisadoras a partir da leitura da obra literária “Nadando contra a morte” de Lourenço Cazarré (2005). Foram utilizadas, metodologicamente, a pesquisa autobiográfica e a pesquisa narrativa. As reflexões que ecoaram, a partir dessa literatura, são apresentadas por meio do olhar da professora, dentro da sala de aula, e da perspectiva da pesquisadora, em sua tese de doutorado. O encontro das professoras-pesquisadoras, que aqui propõem este artigo, permitiu o mergulhar nas águas da reflexão sobre a educação e sobre a vida.

Palavras-chave


Educação; Leitura; Literatura.

Texto completo:

PDF

Referências


CANDIDO, Antonio. O direito à literatura. In: CANDIDO, A. Vários escritos. 4. ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2004, p. 174-182.

CAZARRÉ, Lourenço. Nadando contra a morte. Ilustr. Ana Raquel. 3.ed. São Paulo: Formato, 2005.

COSSON, Rildo. Romance-reportagem: o gênero. Brasília: Editora da Universidade de Brasília; São Paulo: Imprensa Oficial do Estado, 2001.

COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2006.

DELORY-MOMBERGER, Christine. Fundamentos epistemológicos da pesquisa biográfica em educação. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 27, n. 1, p. 333-346, 2011. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0102-46982011000100015. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-46982011000100015&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 20 fev. 2019.

FERREIRA, Eliane Aparecida Galvão Ribeiro; SILVA, Micaiser Faria. O romance-reportagem na biblioteca escolar: uma proposição de trabalho com a obra Nadando contra a morte, de Lourenço Cazarré. In: GRAZIOLI, F. T; COENGA, R. E. (org.). Literatura para crianças e jovens: questões históricas, perspectivas contemporâneas e leitura. Jundiaí: Paco Editorial, 2020, v. 1, p. 39-59.

COMODO, Camila Negreiro. Intergeracionalidade das habilidades sociais entre pais e seus filhos adolescentes. 2012. 120f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – UFSCAR, 2012.

LIMA, Maria Emília Caixeta de Castro; GERALDI, Corinta Maria Grisolia; GERALDI, João Wanderley. O trabalho com narrativas na investigação em educação. Educação em Revista, v. 31, n. 1, p. 17-44. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0102-4698130280. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S010246982015000100017&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 23 fev.2019.

PEREIRA, Melina de Carvalho. Entre pais e filhos: um estudo intergeracional sobre valores. 2014. 134f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Universidade Federal de Pernambuco, 2014.

RIBAS, Maria Guiomar de Carvalho. Música na educação de jovens e adultos: um estudo sobre práticas musicais entre as gerações. 2006. 199f. Tese (Doutorado em música) – UFRS, Porto Alegre. 2006.

ROLNIK, Suely. Cartografia sentimental: transformações contemporâneas do desejo. Porto Alegre: Sulina: UFRGS, 2007, p. 65-66.

SCHMIDT, Cristiane. As relações entre avós e netos: possibilidades co-educativas? 2007. 142f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 2007.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Linha Mestra Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026

Licença Creative Commons