Práticas de leitura deleite e suas contribuições para a formação de alfabetizadores: experiências do PNAIC em foco

Rodrigo da Silva Guedes, Nathália Cristina Amorim Tamaio de Souza, Mellina Silva

Resumo


Este artigo promove uma reflexão sobre a prática da Leitura Deleite na formação de professores alfabetizadores, objetivando identificar as contribuições dessa modalidade de leitura no âmbito do programa federal Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), através dos olhares de diferentes participantes que atuaram no programa: uma Formadora, um Orientador de Estudos e uma Professora Alfabetizadora. A confluência dos dados provenientes desses sujeitos foi apreciada segundo a perspectiva sociocultural de estudos do letramento e indicou importantes contribuições à atuação docente, destacando a necessidade de se potencializar as diferentes práticas de leitura na formação continuada, seja por intermédio dos programas ou nos momentos coletivos no interior das unidades escolares.


Palavras-chave


Leitura deleite; formação de professores; PNAIC.

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Linha Mestra Associação de Leitura do Brasil (ALB)
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DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026

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