Contos Pátrios: estudo sobre os nacionalismos em livros escolares na Primeira República (1889-1930)

Luiz Costa Soares

Resumo


A pesquisa tem por objetivo estudar livros escolares de leitura que circularam entre os materiais disponíveis para formação de jovens durante a Primeira República (1889-1930). A obra analisada foi Contos Pátrios (para as crianças) (1906) de Olavo Bilac (1865-1918) e Coelho Netto (1864-1934), em que foi realizado um fichamento acerca dos seus 23 contos, lições morais, aprendizados e figuras. A obra apresenta descrições físicas do Brasil e desenhos de heróis, em contrapartida apresenta uma imagem repleta de um olhar colonizador sobre os indígenas e os negros. Baseado em Chartier (1988), a pesquisa questiona a criação do imaginário social de nação sob a ótica dos poderosos da república e reflete como isso atua e perpetua nas visões sobre os signos da pátria e a população negra e indígena.


Palavras-chave


Livros escolares de leitura; Primeira República; História da leitura.

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Referências


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DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026a2024n52p268-281

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e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026

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