Leiturescrita – lescrever:caminhos para uma alfabetização humanizadora

ANA MARIA ESTEVES BORTOLANZA, Cíntia RESENDE CORRÊA

Resumo


O estudo centra-se na alfabetização da criança para humanizá-la nos atos de lescrever como processo de leiturescrita, tendo em vista uma alfabetização humanizadora. A análise dialética desses conceitos explora as políticas de alfabetização do Decreto No. 9.765, da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), contrapondo-se ao princípio alfabético da escrita. Conclui-se que leiturescrita/lescrever tem a finalidade de a criança apropriar-se de formas ideais de escrita para constituir-se sujeito que compreende o mundo e o transforma. Isso requer mudanças nas políticas públicas de alfabetização que contemplem a leiturescrita, sua natureza híbrida e pansemiótica, novas relações dos atos de lescrever dialógico, livre e criador.

Palavras-chave


Alfabetização; humanização; leiturescrita/lescrever.

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e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026

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