Implementação de práticas leitoras através de mesa educacional digital em rede pública de ensino

JULIANNA SILVA GLORIA, Ghisene Santos Alecrim

Resumo


Este artigo divulga ação interventiva de formação de professores para uso de mesa educacional digital em práticas leitoras em sistema público de ensino. Os aportes teóricos que fundamentam a análise dos dados aqui apresentados são os estudos de Rojo (2012) e Wolf (2019) a respeito da leitura em ambiente digital; Bakhtin (2006) sobre dialogismo; Barton e Hamilton (2000) sobre as atuais práticas letradas; Mcluhan (1969) sobre comunicação e interação e Levy (1990) sobre a história da cultura escrita. Como resultados, exploramos dados coletados na observação das práticas leitoras e de depoimento dos professores em relação ao planejamento de atividades leitoras na mesa digital que apresenta texto na tela com áudio, animação, dentre outros recursos multissemióticos.


Palavras-chave


Formação de professores; práticas leitoras; mesa educacional digital.

Texto completo:

PDF

Referências


BAKHTIN, Mikhail (Volochinov). Marxismo e filosofia da linguagem. Trad. M. Lahud e Y. Frateschi Vieira, 12. ed. São Paulo: Hucitec, 2006.

BARTON, David; HAMILTON, Mary. Local literacies: reading and writing in onecommunity. In: BARTON, D.; HAMILTON, M.; IVANIC, R. (org.). Situatedliteracies. Trad. G. A. Tinoco. Londres: Routlege, 2000, p. 07-15.

BRASIL. Ministério da Educação. Política Nacional de Educação Digital. Lei nº 14.533, de 11 de janeiro de 2023.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.

MCLUHAN, Marshall. Os meios de comunicação como extensões do homem. São Paulo: Cultrix, 1969.

PAULINO, Graça; COSSON, Rildo. Letramento literário: para viver a literatura dentro e fora da escola. In: ZILBERMAN, R.; RÖSING, T. Escola e leitura: velha crise, novas alternativas. São Paulo: Global, 2009, p. 61-81.

ROJO, Roxane; ALMEIDA, Eduardo de Moura (org.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.

WOLF, Maryanne. O cérebro no mundo digital: os desafios da leitura na nossa era. Trad. MayumiIlari e R. Ilari. São Paulo: Contexto, 2019.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Linha Mestra Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026

Licença Creative Commons