Um professorar alfabetizador e o cuidado de si: reflexões a partir do estágio
Resumo
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
ALVES, R. Entre a ciência e a sapiência: o dilema da educação. São Paulo: Loyola, 2004.
CAMÕES, M. C. L. S. O currículo como um projeto de infância: afinal o que as crianças têm a dizer? 2019. 194f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
CHAVES, S. N. Reencantar a ciência e reinventar a docência. São Paulo: Editora da Física, 2014.
CORAZZA, S. M. Labirintos da pesquisa, diante dos ferrolhos. In: COSTA, M. V. (org.). Caminhos investigativos: novos olhares na pesquisa em educação. 2. ed., Rio de Janeiro: DP&A, 2002, p 105-131.
FERREIRO, E. Reflexões sobre alfabetização. São Paulo: Cortez, 2011.
FOUCAULT, M. A hermenêutica do sujeito. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2010.
FOUCAULT, M. O cuidado de si. In.: História da sexualidade, vol. 2, Rio de Janeiro: Graal, 1985 p 9-231.
FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1989.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
PAGNI, P. Infância, arte de governo pedagógica e cuidado de Si. In: Educação e realidade. Porto Alegre. v. 135, n. 3, p. 99-123, set-dez, 2010.
REVEL, J. Dicionário Foucault. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2011.
SCHERER, A. E. A escrit(ur)a de si: uma história do sujeito pela alteridade. In: ECKERT-H., B. M; CORACINI, M. J. R. F. (org.). Escrt(ur)a de si e alteridade: espaço papel-tela. Campinas: Mercado de Letras, 2010, p 105-131.
SOARES, M. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Revista Brasileira de Educação, n. 25, p 5-17, jan./abr. 2004.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Linha Mestra - Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026
