Um professorar alfabetizador e o cuidado de si: reflexões a partir do estágio

Ana Maria Xavier da Silva Neta, Monica Silva Aikawa, Mônica de Oliveira Costa, Caroline Barroncas de Oliveira

Resumo


O presente artigo compõe a temática a partir de um processo de Iniciação Científica de uma professora em sua formação inicial que tem como pergunta mobilizadora um convite a pensar: De que modo(s) a ferramenta foucaultiana do cuidado de si afeta o movimento formativo inicial de um processo alfabetizador no processo de estagiar? Estando alinhado à filosofia da Diferença – em especial, O Cuidado de Si, em Michael Foucault –, o estudo coloca sob suspeita as fixações dos conceitos de alfabetização já tão naturalizados no campo da educação. Os achados da pesquisa se materializam na constituição de uma docência alfabetizadora que é preenchida pelo incomum, incerto e inventivo.

Palavras-chave


Alfabetização; cuidado de si; estagiar.

Texto completo:

PDF

Referências


ALVES, R. Entre a ciência e a sapiência: o dilema da educação. São Paulo: Loyola, 2004.

CAMÕES, M. C. L. S. O currículo como um projeto de infância: afinal o que as crianças têm a dizer? 2019. 194f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.

CHAVES, S. N. Reencantar a ciência e reinventar a docência. São Paulo: Editora da Física, 2014.

CORAZZA, S. M. Labirintos da pesquisa, diante dos ferrolhos. In: COSTA, M. V. (org.). Caminhos investigativos: novos olhares na pesquisa em educação. 2. ed., Rio de Janeiro: DP&A, 2002, p 105-131.

FERREIRO, E. Reflexões sobre alfabetização. São Paulo: Cortez, 2011.

FOUCAULT, M. A hermenêutica do sujeito. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2010.

FOUCAULT, M. O cuidado de si. In.: História da sexualidade, vol. 2, Rio de Janeiro: Graal, 1985 p 9-231.

FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1989.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

PAGNI, P. Infância, arte de governo pedagógica e cuidado de Si. In: Educação e realidade. Porto Alegre. v. 135, n. 3, p. 99-123, set-dez, 2010.

REVEL, J. Dicionário Foucault. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2011.

SCHERER, A. E. A escrit(ur)a de si: uma história do sujeito pela alteridade. In: ECKERT-H., B. M; CORACINI, M. J. R. F. (org.). Escrt(ur)a de si e alteridade: espaço papel-tela. Campinas: Mercado de Letras, 2010, p 105-131.

SOARES, M. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Revista Brasileira de Educação, n. 25, p 5-17, jan./abr. 2004.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Linha Mestra Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026

Licença Creative Commons