Procedimentos de ensino-aprendizagem na alfabetização
Resumo
Este artigo tem como temática os procedimentos de ensino-aprendizagem na alfabetização. Trata-se de um estudo sobre uma atividade realizada em uma turma de 1º ano do ensino fundamental de uma escola pública. O objetivo do estudo foi analisar os procedimentos de ensino-aprendizagem e as possibilidades de aprendizagem criadas por uma professora alfabetizadora. A questão orientadora do estudo foi a seguinte: quais procedimentos de ensino-aprendizagem foram mobilizados por uma docente no desenvolvimento de uma atividade de cruzadinha em uma turma de 1º ano? Como conclusão, foram identificados cinco procedimentos de ensino-aprendizagem que promoveram o conhecimento das letras, das correspondências fonema-grafema e da estrutura interna das sílabas.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
FERRAREZI JUNIOR, Celso; CARVALHO, Robson Santos de. Produzir textos na educação básica: o que saber, como fazer. São Paulo: Parábola Editorial, 2015.
MONTEIRO, Sara Mourão. Exercícios para compreender o sistema de escrita: o caso do livro “Letra Viva”. 2001. 129f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2001.
MONTEIRO, Sara Mourão. Procedimentos de ensino e processo de alfabetização: seleção e realização de atividades em sala de aula. In: GOMES, M. F. C.; MONTEIRO, S. M. (org.). A aprendizagem e o ensino da linguagem escrita: caderno do professor. Belo Horizonte: Ceale/FaE/UFMG, 2005, p. 47-81.
MONTEIRO, Sara Mourão. Sequências e atividades pedagógicas para alfabetização. In: Salto para o Futuro, v. 23, p. 08-18, 2013.
MORAIS, Artur Gomes de. Ortografia: este peculiar objeto de conhecimento. In: MORAIS, A. G. de (org.). O aprendizado da ortografia. Belo Horizonte: Autêntica, 1999, p. 7-19.
MORAIS, Artur Gomes de. Sistema de escrita alfabética. São Paulo, Melhoramentos, 2012.
SOARES, Magda. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Revista Brasileira de Educação, jan./abr. p. 5-17, 2004.
SOARES, Magda. Alfabetização: a questão dos métodos. São Paulo: Contexto, 2016.
SOARES, Magda. Alfabetização e letramento. In: PINSKY, J. (org.). O Brasil no contexto: 1987-2017. São Paulo: Contexto, 2017, p. 29-37.
SOARES, Magda. Alfaletrar: toda criança pode aprender a ler e a escrever. São Paulo, Contexto, 2020.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Linha Mestra - Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026