Intervenções na aprendizagem da escrita: uma experiência no Programa Residência Pedagógica

Paula Cristina Almeida de Almeida Rodrigues, Sabrina Ribeiro

Resumo


Este artigo propõe analisar uma experiência de intervenção pedagógica que aconteceu no âmbito do Programa Residência Pedagógica (UFOP/CAPES). O objetivo foi compreender como que uma estudante que já possuía certo domínio da escrita de palavras compostas por sílabas simples, se apropriou da escrita de palavras compostas por sílabas complexas. Ressalta-se que as dificuldades em relacionar os fonemas - grafemas em relações regulares e irregulares de escrita foram trabalhadas a partir de intervenções que tiveram como ponto de partida os resultados de uma avaliação diagnóstica da escrita. Essas intervenções possibilitaram a reflexão da estudante sobre a própria escrita, sobre os erros ortográficos que cometia, assim como o seu desenvolvimento na aprendizagem da escrita alfabética.


Palavras-chave


Programa Residência Pedagógica; ensino e aprendizagem da escrita; intervenções pedagógicas.

Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA, Tarciana Pereira da Silva; MORAIS. Artur Gomes de. Jogos para ensinar ortografia: ludicidade e reflexão. Belo Horizonte: Autêntica, 2022.

BRANDÃO, Ana Carolina Perrusi Alves et al. Jogos de alfabetização. Brasília: MEC; Recife: UFPE/CEEL, 2009.

FERREIRO; Emília; TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da língua escrita. Trad. D. M. Lichtenstein; L. Di Marco e M. Corso. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1999.

GODOY, Arilda Schmidt. Pesquisa qualitativa: tipos fundamentais. RAE - Revista de Administração de Empresas. São Paulo, v. 35, n. 3, p. 20-29, 1995. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rae/a/ZX4cTGrqYfVhr7LvVyDBgdb/?lang=pt Acesso em 16 de junho de 2022.

SOARES, Magda. Alfaletrar: toda criança pode aprender a ler e a escrever. São Paulo: Contexto, 2020.

SOARES, Magda. Alfabetização: a questão dos métodos. São Paulo: Contexto, 2016.

SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. 2. ed. 2 reimpr. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.

VIGOTSKI, Lev Semenovich. Interação entre aprendizado e desenvolvimento. In: VIGOTSKI, Lev Semenovich. A formação social da mente. COLE, M. et al. (org.); 7ª. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007, p. 87-105.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Linha Mestra Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026

Licença Creative Commons