Material didático de alfabetização para estudantes imigrantes e refugiados na educação básica: uma proposta a partir do ensino de português como língua de acolhimento
Resumo
Este artigo apresenta uma proposta de material didático de alfabetização para estudantes imigrantes e refugiados inseridos na Educação Básica. O material foi elaborado com base na perspectiva teórica do ensino de Português como Língua de Acolhimento (GROSSO, 2010; SÃO BERNARDO, 2016; CABETE, 2010) e do Alfaletrar (SOARES, 2021) e objetiva servir como recurso auxiliar no processo de ensino e aprendizagem de estudantes que não têm o português como língua materna. Trata-se de um material multimodal e multilíngue e traz como princípios norteadores o conhecimento do vocabulário básico, que permite ao estudante participar de situações cotidianas de interação social; e a interculturalidade, que valoriza os saberes prévios dos estudantes, sua língua e sua cultura.
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Linha Mestra - Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026