Material didático de alfabetização para estudantes imigrantes e refugiados na educação básica: uma proposta a partir do ensino de português como língua de acolhimento

Carina Fior Postingher Balzan, Cristina Bohn Citolin, Júlia Sonaglio Pedrassani, Alissa Turcatti

Resumo


Este artigo apresenta uma proposta de material didático de alfabetização para estudantes imigrantes e refugiados inseridos na Educação Básica. O material foi elaborado com base na perspectiva teórica do ensino de Português como Língua de Acolhimento (GROSSO, 2010; SÃO BERNARDO, 2016; CABETE, 2010) e do Alfaletrar (SOARES, 2021) e objetiva servir como recurso auxiliar no processo de ensino e aprendizagem de estudantes que não têm o português como língua materna. Trata-se de um material multimodal e multilíngue e traz como princípios norteadores o conhecimento do vocabulário básico, que permite ao estudante participar de situações cotidianas de interação social; e a interculturalidade, que valoriza os saberes prévios dos estudantes, sua língua e sua cultura.


Palavras-chave


Imigrantes e refugiados; alfabetização; língua de acolhimento.

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DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026

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