A alfabetização freireana e discursiva na prática de mediação escolar
Resumo
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
BALBINO, Elisa Maria Santos; SILVA, Silmara Gabriela da; OLIVEIRA, Nadjane Carla Salustiano de; BALBINO, Elizete Santos. O aluno com transtorno do espectro autista e o mediador escolar: um olhar inclusivo. Diversitas Journal, v. 6, n. 1, p. 1593-1605, jan./mar. 2021. Disponível em https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/1663. Acesso em: 15 mar. 2023.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues; BORGES, Maristela Correa. A pesquisa participante: um momento da educação popular. Revista Educação Popular, Uberlândia, v. 6, p. 51-62, jan./dez; 2007. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/19988. Acesso em: 20 fev. 2023.
EZPELETA, Justa. Notas sobre pesquisa participante e construção teórica. In: EZPELETA, J.; ROCKWELL, E.. Pesquisa participante. São Paulo: Autores Associados, 1986, p. 77-93.
FERREIRO, Emília; TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artes Médicas, 1984.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1997.
LACERDA, Mitsi Pinheiro de. Os métodos de alfabetização na produção do espaço escolar. Revista Brasileira de Alfabetização, n. 15, p. 122-134, 2021. Disponível em: file:///C:/Users/Mitsi/Downloads/505-Texto%20do%20Artigo-1422-1-10-20211209.pdf. Acesso em: 05 abr. 2023.
LEFEBVRE, Henri. Da teoria das crises à teoria das catástrofes. Espaço e tempo, São Paulo, n. 25, 2009. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/geousp/article/view/74117. Acesso em: 11 abr. 2023.
MORTATTI, Maria do Rosário Longo. Os sentidos da alfabetização (São Paulo 1876/1994). São Paulo: Ed. UNESP, 2000.
MOUSINHO, Renata; SCHMID, Evelin; MESQUITA, Fernanda; PEREIRA, Juliana; MENDES, Lucina; SHOLL, Renata; NÓBREGA, Vanessa. Mediação escolar e inclusão: revisão, dicas e reflexões. Revista Psicopedagogia, v. 27, n. 82, p. 92-108, 2010. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84862010000100010. Acesso em: 14 mar. 2023.
SMOLKA, Ana Luiza Bustamante. A criança na fase inicial da escrita: a alfabetização como processo discursivo. São Paulo: Cortez, 2012.
VYGOTSKY, Lev Semionovitch. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1993.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Linha Mestra - Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026