Desafios e possibilidades no uso das TDICs nas práticas de alfabetização em tempos de pandemia

Dedilene Alves de Jesus Oliveira, Caroline Mariane Ferreira de Almeida

Resumo


Com a pandemia de Covid-19, a utilização das novas tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs) ganhou um espaço ainda mais relevante e desafiador no setor educacional.           Diante disto, este trabalho busca investigar a compreensão dos professores alfabetizadores das escolas da rede pública municipal de Barbacena/MG sobre o uso das TDICs nesse período. O estudo tem caráter exploratório e qualitativo, além da fundamentação bibliográfica. Como instrumento para coleta de dados, utilizou-se um formulário online para verificar a compreensão dos professores sobre os conceitos das TDICs adotados para desenvolver as habilidades linguísticas e cognitivas das crianças no Ciclo de Alfabetização. Os resultados apontam para um necessário investimento na utilização de TDICs em sala de aula.


Palavras-chave


Novas tecnologias; práticas de alfabetização; formação docente.

Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA, M. E. B.; VALENTE, J. A. Tecnologias e currículo: trajetórias convergentes ou divergentes? São Paulo: Paulus, 2011. (Coleção Questões Fundamentais da Educação – 10).

AFONSO, C. A. Internet no Brasil – alguns dos desafios a enfrentar. Informática pública, v. 4, n. 2, p. 169-184, 2002.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigação qualitativa em educação. Portugal: Porto, 1994.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf.

Acesso em: 30 jul. 2022.

BRASIL. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo brasileiro de 2010. Rio de Janeiro: IBGE, 2012.

COSCARELLI, C. V. Textos e hipertextos: procurando o equilíbrio. Linguagem em (dis) curso, v. 9, p. 549-564, 2009.

DEFICIT de alfabetização aumenta na pandemia. Portal Humanista, 2022. Disponível em: https://www.ufrgs.br/humanista/2022/04/19/deficit-de-alfabetizacao-aumenta-na- pandemia-entenda-causas-e-consequencias/. Acesso em: 10 nov. 2022.

DOS ANJOS, A. M.; SILVA, G. E. G. Tecnologias digitais da informação e da comunicação (TDIC) na educação. Cuiabá: Universidade Federal de Mato Grosso, Secretaria de Tecnologia Educacional, 2018.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

MACEDO, M. S. A. N. Retratos da alfabetização na pandemia da Covid-19: resultados de uma pesquisa em rede. São Paulo: Parábola Editorial, 2022.

MARINHO, S. P. P.; LOBATO, W. Tecnologias digitais na educação: desafios para a pesquisa na pósgraduação em educação. In: COLÓQUIO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO, 6., 2008, Belo Horizonte. Anais [...]. Belo Horizonte, 2008, p. 1-9.

NÓVOA, A. Os professores e a sua formação num tempo de metamorfose da escola. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 44, n. 33, p. 1-15, 2019. Disponível em: 84910. Os Professores e a sua Formacao - PORT.indd (scielo.br). Acesso em: 30 jul. 2022.

ROJO, R.; MOURA, H. Multiletramentos na escola. São Paulo: Contexto, 2012.

SOARES, M. Alfabetização e letramento. São Paulo, Contexto, 2003.

SOARES, M. Letramento e alfabetização; as muitas facetas. Revista Brasileira de Educação, v. único, n. 25, p. 1-20, 2004.

SOARES, M. Alfabetização. In: FRADE, I. C. A. S.; COSTA VAL, M. G.; BREGUNCI, M. G. C. (org.). Glossário CEALE/UFMG: termos de alfabetização, leitura e escrita para educadores. Belo Horizonte: UFMG/Faculdade de Educação, 2014a. Disponível em: https://www.ceale.fae.ufmg.br/glossarioceale/. Acesso em: 10 nov. 2022.

SOARES, M. Letramento. In: FRADE, I. C. A. S.; COSTA VAL, M. G.; BREGUNCI, M. G. C. (org.). Glossário CEALE/UFMG: termos de alfabetização, leitura e escrita para educadores. Belo Horizonte: UFMG/Faculdade de Educação, 2014b. Disponível em: https://www.ceale.fae.ufmg.br/glossarioceale/. Acesso em: 10 nov. 2022.

SOUSA, M. S. R.; COSTA, G. O. P.; SOUSA, R. P.; SANTOS, M. N.; OLIVEIRA, N. G. Estratégias tecnológicas utilizadas no ensino durante a pandemia. Pesquisa, Sociedade e Desenvolvimento, v. 11, n. 1, p. 1-10, 2022.

ZACARIOTTI, M. E. C.; SOUSA, J. L. S. Tecnologias digitais de informação e comunicação como recurso de mediação pedagógica. Revista Observatório, v. 5, n. 4, p. 613-633, 2019.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Linha Mestra Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026

Licença Creative Commons