Onde é que fica o país das maravilhas? provocações matemáticas ou invenções [geo]métricas

Eric Machado Paulucci, Carolina Tamayo

Resumo


Este artigo apresenta algumas problematizações produzidas no marco de uma pesquisa de doutorado desenvolvida na Universidade Federal de Minas Gerais no Programa de Pós- Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social. O ponto de partida é obra de Lewis Carroll “Alice no pais da maravilhas” para nos permitir afetações outras que quebram com um olhar Matemático. O país das maravilhas como potencial capaz de produzir matemáticas e [Geo]metrias do acontecimento no questionamento à universalidade da lógica axiomática que ela institui. [Geo]metrias que ganham sentido nas singularidades que se desenrolam em um campo problemático. Se propõe um alargamento do conceito ao se compreender que matemáticas são socialmente produzidas. Considerar [Geo]metrias como experimentação de si e da terra; [Geo]metrias como fricção entre Matemática Maior e os modos de ocupar uma cidade. [Geo]metrias para questionar a dicotomia logos/sensibilidade

Palavras-chave


Geometria; Educação Matemática; Processos de subjetividade.

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DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026

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