Os novos direitos do leitor na contemporaneidade

Eliane Pereira Machado Soares, Gabriela Pereira da Silva, Francisca Claudia Borges Fernandes

Resumo


Este artigo resulta da oficina “Novos direitos do leitor”, realizada com alunos e professores da educação básica das redes de ensino pública e particular da cidade de Marabá, estado do Pará.  O trabalho foi desenvolvido a partir da obra “Como um romance” de Daniel Pennac (1993), que reflete sobre 10 direitos leitor. Para a discussão teórica apoiamo-nos nas abordagens de autores, tais como Marisa Lajolo e Regina Zilberman (2017), Roland Barthes (2013), Paulo Freire (1989) dentre outros. Como pudemos constatar pelos dados coletados, esses leitores reconhecem a importância do livro em suas vidas e indicam quais são os seus direitos, acrescentado aos direitos de agora outros não previstos na obra de Pennac (1993).


Palavras-chave


Literatura; Leitura; Leitor

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Linha Mestra Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026

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