LEITURA EM CONTEXTOS ESCOLARES: UMA REFLEXÃO SOBRE A AÇÃO MEDIADORA E SITUAÇÕES DE LETRAMENTO LITERÁRIO

Márcio Barbosa de Assis, Ilsa do Carmo Vieira Goulart

Resumo


Vivemos numa sociedade em que o letramento se mostra uma prerrogativa essencial no nosso cotidiano. Este artigo traz como centralidade as discussões teóricas a respeito da temática da formação do leitor e do letramento literário para a constituição das pessoas, que, além de letradas, tornem-se capazes de uma leitura analítica, com compreensão e criticidade. Para tanto, busca-se aproximar algumas discussões teóricas sobre leitura e letramento literário, com enfoque no docente como mediador desse processo formativo, contribuindo com a comunicação e cultura, instigando a produção de sentidos, o senso crítico e o gosto pela leitura, como também nas políticas públicas de incentivo às práticas de leitura. As discussões apontam para a necessidade de se refletir sobre a ação mediadora do professor no processo educativo das crianças em criar e favorecer a leitura, de modo a viabilizar a relação entre leitor e textos. Com isso, a ação mediadora dos professores no compromisso de ensinar a ler e de produzir eventos de letramento literário se mostra necessária para a consolidação da leitura no contexto escolar.

Palavras-chave


Letramento literário; mediação da leitura; formação de leitores.

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DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026a2022n48p15-27

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