A ATUAÇÃO DA ORIENTADORA PEDAGÓGICA NA FORMA DE INTERVENÇÕES FORMATIVAS

Celisa Carrara Bonamigo

Resumo


Trabalhando como Orientadora Pedagógica na rede municipal de Campinas desde 2009, atuando até 2012 na mesma unidade, percebo a crescente necessidade de pensar sobre as minhas intervenções formativas com os adultos no que diz respeito ao trabalho pedagógico com as crianças, desenvolvido na unidade educacional onde atuo, e este tem sido o principal foco de meu planejamento de trabalho. Minhas reflexões partem do pressuposto que os sujeitos possuem diferentes formas de aprender, e com isso entendo que há uma grande variedade de estratégias e também de situações e movimentos que despertam a motivação para busca de novos conhecimentos. Então uma das principais preocupações para esse trabalho é a de ampliar sempre as vivências com as mais diversas linguagens. O que me movimenta, portanto, é compreender onde se encontra a raiz da busca pelo conhecimento num adulto profissional. Quais são as situações que fazem com que esse adulto saia de sua zona de conforto e parta para outras estratégias e possibilidades de organizar o próprio trabalho com as crianças com as quais convive diariamente.

Palavras-chave


Escola; formação; intervenção, reflexão

Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA, Inês Maria M. Zanforlin Pires de (Org.). O lugar da memória educativa na formação de professores: uma leitura psicanalítica. 1. ed. Curitiba, PR: CRV, 2012.

AMORIM, Antonio Carlos; MARQUES, Davina; DIAS, Suzana (Org.). Conexões: Deleuze e Vida e Fabulação e... Petrópolis, RJ: De Petrus; Brasília, DF: CNPQ; Campinas ALB, 2011.

AMORIM, Antonio Carlos; GALO, Sílvio; OLIVEIRA JR., Wenceslao Machado (Org.). Conexões: Deleuze e imagem e pensamento e... Petrópolis, RJ: De Petrus; Brasília, DF: CNPQ, 2011.

CORAZZA, Sandra Mara. Artistagens. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

DELEUZE, Gilles. Francis Bacon: Lógica da Sensação. Equipe de tradução: Roberto Machado (Coord.) et al. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2007.

MACHADO, Roberto. Deleuze, a arte e a filosofia. 2. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2010.

PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza; SOUZA, Vera Lúcia Trevisan de. Aprendizagem do adulto professor. São Paulo: Edições Loyola, 2006.

RANCIÈRE, Jacques. O mestre ignorante – cinco lições sobre a emancipação intelectual. Tradução: Lílian do Valle. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.




DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026a2022n47p61-70

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Linha Mestra Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026

Licença Creative Commons