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Resumo
A presente pesquisa, desenvolvida a partir de dados recolhidos na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações no ano de 2021, teve por objetivo discutir estudos que abordaram a participação da família em escolas cujas crianças encontram-se em fase de alfabetização. O estudo partiu da hipótese de que, quando a relação entre família e escola se faz de forma mediada pelo diálogo, as relações entre presença, pertencimento e participação impactam no processo de alfabetização. Nesse sentido, a pesquisa assume uma perspectiva qualitativa de abordagem bibliográfica segundo Salvador (1981), em articulação com os estudos de Vygotsky (1991), Freire (2005), Freire e Shor (2011), Smolka (1999), Geraldi (2005) e Ariés (2012). Os resultados indicam que é preciso compreender o processo complexo da relação família e escola, o que exige uma perspectiva em que famílias e a comunidade estejam presentes ao longo do processo de alfabetização infantil.
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PDFReferências
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DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026a2022n48p47-58
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Linha Mestra - Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026
