DESAFIOS DOS MEDIADORES DE LEITURA DIANTE DA PROPOSTA DE LEITURA DE UM LIVRO DE IMAGENS REALIZADA POR ADULTOS DA EJA

Rosana Aparecida Alves Reis, Francisca Izabel Pereira Maciel

Resumo


Esse artigo tem como objetivo apresentar um recorte de uma pesquisa de mestrado sobre usos dos livros de imagens na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Centraremos nossas análises nos desafios dos professores ao experienciar, pela primeira vez, em suas práticas, a leitura e a mediação de um livro de imagens com estudantes da EJA; e o desafio dessa atividade ser realizada on-line, em função do isolamento social e físico da COVID-19. 


Palavras-chave


Educação de jovens e adultos; livro de imagens; mediação e mediadores.

Texto completo:

PDF

Referências


BAKHTIN, Mikhail [VOLOCHÍNOV, V. N.]. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. 16. ed. Trad. M. Lahud e Y. F. Vieira. São Paulo: Hucitec, 2014.

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. 5. ed. Trad. P. Bezerra. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2010.

BELMIRO, Celia Abicalil. Livro de imagens. In: FRADE, I. C. A. S.; VAL, M. G. C.; BREGUNCI, M. G. C. (org.). Glossário Ceale: termos de alfabetização, leitura e escrita para educadores. Belo Horizonte: UFMG/Faculdade de Educação, 2014, [n. p.], online. Disponível em: https://www.ceale.fae.ufmg.br/glossarioceale/verbetes/livro-de-imagens. Acesso em: 03 nov. 2022.

CADEMARTORI, Ligia. Para pensar o livro de imagens. Belo Horizonte: Autêntica, [200-]. Disponível em: https://bit.ly/3CirojH. Acesso em: 04 nov. 2022.

COSSON, Rildo. Círculos de leitura e letramento literário. São Paulo: Contexto, 2014.

MACHADO, Irene A. Os gêneros e a ciência dialógica do texto. In: FARACO, C. A.; TEZZA, C.; CASTRO, G. (org.). Diálogos com Bakhtin. Curitiba: Ed. UFPR, 1996, p. 225-271.

MACIEL, Francisca Isabel Pereira; SANTOS, Sônia Maria dos. A história da alfabetização de adultos no ensino, na pesquisa e na extensão da UFU e da UFMG (1986-2019). Cadernos de História da Educação, v.19, n. 1, p. 24-41, jan./abr. 2020. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/che/article/view/52686/28133. Acesso em: 29 out. 2022.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.

NUNES, Marilia Forgearini. Uma proposta didática para a mediação da leitura de um livro de imagem. Revista Graphos, João Pessoa, v. 22, n. 2, p. 182-198, 2020. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/218788/001121478.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 29 out. 2022.

NUNES, Marília Forgearini. Leitura mediada do livro de imagem para o letramento visual e sensível de crianças. Claraboia, Jacarezinho, n. 16, p. 169-185, jul./dez., 2021. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/218802. Acesso em: 29 out. 2022.

OBERG, Maria Silvia Pires. Onde estão as chaves?: considerações sobre a formação do leitor e a fruição literária. In: BELMIRO, C. A.; MACIEL, F. I. P.; BAPTISTA, M. C.; MARTINS, A. A. Onde está a literatura? Seus espaços, seus leitores, seus textos, suas leituras. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2014, p. 203- 209.

OLIVEIRA, Marta Kohl de. Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento, um processo sócio-histórico. São Paulo: Scipione, 2010. (Pensamento e Ação no Magistério).

RAMOS, Flávia Brocchetto. Literatura na escola: da concepção à mediação do PNBE. Caxias do Sul: Educs, 2013. E-book. Disponível em: https://www.ucs.br/site/midia/arquivos/literatura_escola_ebook_2.pdf. Acesso em: 04 nov. 2022.

RAMOS, Graça. A imagem nos livros infantis: caminhos para ler o texto visual. Belo Horizonte: Autêntica, 2011. (Conversas com o Professor; 2).

REGO, Teresa Cristina. Pressupostos filosóficos e implicações educacionais do pensamento vygotskiano. In: REGO, T. C. Vygotsky: uma perspectiva histórico-cultural da educação. Petrópolis: Vozes, 2012. p. 68-96. E-book. (Educação e conhecimento).

REIS, Rosana Aparecida Alves. O livro de imagens pelos olhares de estudantes e mediadores da Educação de Jovens e Adultos. 2021. 182f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2021.

REYES, Yolanda. Mediadores de leitura. In: FRADE, I. C. A. S.; VAL, M. G. C.; BREGUNCI, M. G. Castro (org.). Glossário Ceale: termos de alfabetização, leitura e escrita para educadores. Trad. E. G. Almeida. Belo Horizonte: UFMG/Faculdade de Educação, 2014, [n. p.], online. Disponível em: https://www.ceale.fae.ufmg.br/glossarioceale/verbetes/mediadores-de-leitura. Acesso em: 29 out. 2022.

SOARES, Magda; PAIVA, Aparecida. Introdução. Introdução. In: CENTRO de Alfabetização, Leitura e Escrita da UFMG (org.). PNBE na escola: literatura fora da caixa – educação de jovens e adultos. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2014, p. 11-18. (Guia 3, Educação de Jovens e Adultos).

SOMEKH, Briget; JONES, Liz. Observação. In: SOMEKH, B.; LEWIN, C. (org.). Teoria e método de pesquisa social. 2. ed. Trad. R. A. Rosenbusch. Petrópolis: Vozes, 2017. p. 628-661. E-book. Disponível em: https://leitor.arvore.com.br/e/livros/ler/teoria-e-metodos-de-pesquisa-social?p=7NFGTOQK3QK-X4eaw_BQ. Acesso em: 28 out. 2022.

TASSO, Luciano. Mergulho. Rio de Janeiro: Rocco, 2015.




DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026a2022n48p4-14

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Linha Mestra Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026

Licença Creative Commons