O USO DE RECURSOS DIGITAIS NO AMBIENTE ESCOLAR

Estela Aparecida Oliveira Vieira, Brenda de Paula Tobias da Cruz

Resumo


Este artigo tem por objetivo entender como se dá a utilização das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação no ambiente escolar, evidenciando a importância da adequação dos recursos educacionais digitais utilizados e a necessidade de integrá-los a metodologias pedagógicas inovadoras. Sendo de caráter qualitativo e exploratório, este artigo é uma revisão da literatura realizada por duas pesquisadoras, a partir da pergunta norteadora: Enquanto instrumento didático pedagógico, com base na usabilidade, como os recursos educacionais digitais são utilizados na sala de aula do ensino fundamental I?. A busca nas bases on-line ocorreu entre dezembro de 2019 e fevereiro de 2020 no Google Acadêmico, retornando 94 (noventa e quatro) artigos, sendo elencados para compor o estudo 14 (quatorze) trabalhos. A categorização e análise dos dados, fundamentados na análise de conteúdo de Bardin (2011), permitiu demonstrar a importância da adequação do conteúdo, apropriação dos sites e utilização de metodologias pedagógicas inovadoras e lúdicas.


Palavras-chave


Ensino fundamental anos iniciais; recursos educacionais digitais; qualificação docente.

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DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026a2022n48p88-102

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