A RELAÇÃO ENTRE O BRINCAR E O APRENDER NA EDUCAÇÃO INFANTIL: FORMAS OUTRAS DE IMAGINAR E CRIAR EM TEMPOS DE HABILIDADES E COMPETÊNCIAS

Fabiana de Carvalho Macedo, Daniel Novaes

Resumo


Este trabalho tem por objetivo investigar como o brincar oportuniza formas outras de aprendizagens na Educação Infantil. Tem como corpus de análise o relato autobiográfico de uma professora formada em Pedagogia e que trabalha na educação básica do interior paulista. As questões norteadoras do relato foram: como o brincar propicia à criança, ao jovem e ao adultoa apropriação de temas e conteúdos e de que forma isso pode influenciar positiva ou negativamente na formação do indivíduo? Há experiências de brincar na infância que se perderam na vida escolar? Se sim, como isso ocorreu? Ainda, haveria função do brincar para além da ludicidade espontânea (brincar por brincar)? As análises do relato indicam as relações estabelecidas entre o universo lúdico e o real, entre a imaginação e a criação, e mostram como as brincadeiras deixam de fazer parte do cotidiano escolar à medida que há progressão das etapas.


Palavras-chave


Educação infantil; relações de ensino; BNCC.

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DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026a2022n48p103-113

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