OS CONTORNOS DA PESQUISA: ENTRE DIÁRIOS E IMAGENS

Bruna Pontes, Leidiane Macambira

Resumo


Este trabalho é uma composição de duas pesquisadoras – Bruna Pontes e Leidiane Macambira –. Uma tessitura feita e desfeita por muitas mãos. São diferentes fios que aqui pretendem, de certa maneira, entrelaçar-se e contar minimamente o que nos atravessa no campo da pesquisa acadêmica. As escritas, ainda em andamento, buscam “dar a ver” a experiência (LARROSA, 2002) no processo tenso e intenso de tecer e destecer devires-mulheres pesquisadoras em educação Nossos fios são compostos por diários de pesquisa (LOURAU, 1993) (BARBOSA; HESS, 2010) e por imagens. Como dispositivos, para dar a ver ao processo de pesquisa que resiste adaptar-se aos moldes da escrita formal e linear. Assim, os diários, o “fora de texto”, trazem todo o acontecimento que nos atravessa entre a pesquisa, mas que naturalizadamente, numa perspectiva escriturística contemporânea são desprezadas do texto pronto e acabado, limpo e higienizado.


Texto completo:

PDF

Referências


LARROSA, Jorge. Dar a ler... Talvez. In: LARROSA, Jorge. Linguagem e educação depois de Babel. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.

BARROS, Manoel de. Memórias inventadas: A infância. São Paulo: Planeta, 2003.

BARBOSA, Joaquim Gonçalves; HESS, Remi. O diário de pesquisa: o estudante universitário e seu processo formativo. Brasília: Liberlivro, 2010.

COSTA, L. B. Estratégias Biográficas: biografema com Barthes, Deleuze, Nietzsche, Henry Miler. Porto Alegre: Ed Sulina, 2011.

KASTRUP, Virgínia; PASSOS, Eduardo; ESCÓSSIA, Liliana da (Org.). Pistas do método da cartografia: Pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2010.

LARROSA, Jorge. Dar a ler... Talvez. In: LARROSA, Jorge. Linguagem e educação depois de Babel. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.

LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, n. 19, p. 20-28, 2002.

LOURAU, René. Análise Institucional e práticas de pesquisa. Rio de Janeiro: UERJ, 1993.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Linha Mestra Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026

Licença Creative Commons