DEVIR-CRIANÇA POTENCIALIZANDO IDEIAS MATEMÁTICAS: O DESENHO DAS CRIANÇAS COMO POSSÍVEIS IMAGENS DE UM APRENDER INVENTIVO
Resumo
Este artigo traz uma breve análise das teorias cognitivas da aprendizagem sobre o conceito de infância. Problematiza como as crianças inventam imagens outras com a Matemática e afirma que é possível nas escolas permitir a atualização dessas imagens potencializadas pelo devir-criança. Fundamenta-se nos estudos de sobre ensino-aprendizagem na infância em Carvalho (2012), Kohan (2005) e Kastrup (2000), assim como sobre a imagem dogmática do pensamento nos estudos de Deleuze (1992, 2000). Conclui que a aprendizagem da Matemática, como movimento do pensamento, se manifesta para além de tentativas de solução de problemas nos desenhos das crianças.
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PDFReferências
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Linha Mestra - Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026
