O PROFESSOR CINEASTA: SOB A ÓTICA DA CÂMERA E DA ARTE DE PRODUZIR PLANOS

Janete Magalhães Carvalho, Sandra Kretli da Silva, Steferson Zanoni Roseiro

Resumo


O que, afinal, faz duração nos corpos? O que acompanha o movimento do tempo no encontro entre corpo e imagem? A imagem, tal qual já apontava Bergson (2006), é a própria ideia do mundo e, no cinema, o mundo vem a encontrar seu próprio funcionamento no agenciamento de imagens. Porque, a todo tempo, docência é agenciamento e produção de planos, é que este ensaio convida a pensar o professor como um agenciador de devires ao criar planos de composição, tal como o faz o cineasta. Assim, busca problematizar, usando como disparador o curta-metragem Reflejos de un viaje (PEREZ, 1998), o professor como cineasta no sentido da necessária abertura para outros tempos vividos, afetivos, percebidos e captura de outras imagens e outros planos de composição para uma docência que devém na busca de experimentar aprendizagens outras.


Texto completo:

PDF

Referências


BERGSON, Henri. Matéria e memória: ensaio sobre a relação do corpo com o espírito. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

CANEVACCI, Massimo. Culturas extremas: mutações juvenis nos corpos das metrópoles. Rio de Janeiro: DP&A, 2005.

DELEUZE, Gilles. A imagem-tempo. São Paulo: Brasiliense, 1990

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Kafka: por uma literatura menor. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2014.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. v. 4. São Paulo: Ed. 34, 2012.

GUERÓN, Rodrigo. Da imagem ao clichê e do clichê à imagem: Deleuze, cinema e pensamento. Rio de Janeiro: NAU Editora, 2011.

REFLEJOS DE UN VIAJE. Produção: Javier Perez. Praga, 1998. Disponível em: . Acesso em: 4 maio 2015.

PELBART, Peter Pál. O tempo não-reconciliado. São Paulo: Perspectiva, 2007.

PELBART, Peter Pál. Vida capital: ensaios de biopolítica. São Paulo: Iluminuras, 2011.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Linha Mestra Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026

Licença Creative Commons