IMAGENS, EXPERIÊNCIA E ACONTECIMENTO NA INFÂNCIA E NA EDUCAÇÃO
Resumo
O presente trabalho se constitui a partir de pesquisas que temos desenvolvido na interface entre cinema, educação e produção de imagens por crianças e professoras. Nestas pesquisas temos refletido sobre o poder da imagem e do cinema no universo escolar e mais especificamente na Educação Infantil. Neste cenário, temos por objetivo refletir sobre a força da imagem nos processos de produção da subjetividade e no desenvolvimento infantil. Para esse propósito propomos discutir, a partir de ideias de tempo, atravessamentos presentes nestes momentos de produção e que permitem refletir temáticas presentes na Educação Infantil. Tomamos como ponto de partida ideias de como Giorgio Agamben, Gilles Deleuze e Michel Foucault.
Texto completo:
PDFReferências
AGAMBEN, Giorgio. Infância e História: destruição da experiência e origem da história. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2005.
AGAMBEN, Giorgio. Ninfas. Valência: Editora PRE-TEXTOS, 2010.
DELEUZE, Gilles. A Imagem Tempo – Cinema 2. São Paulo: Brasiliense, 2009.
GAGNEBIN, Jeanne M. História e narração em Walter Benjamin. São Paulo: Ed. Perspectiva, 1994.
MARRATI, Paola. Gilles Deleuze, Cine y Filosofía. Buenos Aires: Ediciones Nueva Visión, 2003.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Linha Mestra - Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026