O QUE ACONTECE QUANDO NADA PARECE ESTAR ACONTECENDO?

Michela Tuchapesk da Silva

Resumo


Buscando mobilizar conceitos foucaultiano como ‘autonomia’ e ‘cuidado de si’ por meio de seus usos, no caso, nas práticas e táticas escolares de professores de Matemática, apresentamos uma estrutura-escola aparelho de Estado na qual se configura espaços estriados, homogêneos, com permanentes processos de subjetivação e engendramento de linhas de forças. Visando a necessidade de lutas, resistências, caminhos outros para que o professor não se deixe capturar pela Máquina de Estado durante sua vida profissional, vislumbramos a prática da parrhesía, condição no governo de si e dos outros.


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Referências


DELEUZE, G. Foucault. 8. ed. Tradução de Claudia Sant’Anna Martins. São Paulo: Brasiliense, 2005. 142 p.

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SILVA, M. T. A Educação Matemática e o cuidado de si: possibilidades foucaultianas. 2014. 192f. Tese (Doutorado) – Curso de Educação Matemática, UNESP, Rio Claro, 2014.

ZOURABICHVILI, F. O vocabulário de Deleuze. Tradução: André Telles. Rio de Janeiro, 2004. 66 p.


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Linha Mestra Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026

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