ENCONTROS E CRIAÇÕES EM OFICINAS DE ARTE/EDUCAÇÃO: PRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADE, LAÇO SOCIAL E POÉTICAS VISUAIS
Resumo
Texto completo:
PDFReferências
ARCHER, M. Arte contemporânea: uma história concisa. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
BARBOSA. A. M. Teoria e Prática da Educação Artística. São Paulo: Cultrix, 1975.
BARROS, R. B.; PASSOS, E. A Cartografia como método de pesquisa-intervenção. In: PASSOS, E.; KASTRUP, V.; ESCÓSSIA, L. (Org.). Pistas do método da cartografia. Porto Alegre: Editora Sulina, 2009.
BARROS, R. B; PASSOS, E. Diário de Bordo: de uma viagem-intervenção. In: PASSOS, E.; KASTRUP, V.; ESCÓSSIA, L. (Org.). Pistas do método da cartografia. Porto Alegre: Editora Sulina, 2009.
BARROS, L. P.; KASTRUP, V. Cartografar é acompanhar processos. In: PASSOS, E.; KASTRUP, V.; ESCÓSSIA, L. (Org.). Pistas do método da cartografia. Porto Alegre: Editora Sulina, 2009.
CHIPP, H. B. Teorias da arte moderna. São Paulo: Martins Fontes, 1996.
COELHO, T. A Arte não revela a verdade da Loucura, a Loucura não detém a verdade da Arte. In: ANTUNES, E. H.; BARBOSA, L. H. S.; PEREIRA, L. M. F. (Org.). Psiquiatria, loucura e arte: fragmentos da história brasileira. São Paulo: EDUSP, 2002.
DEWEY, J. Arte como experiência. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
FOUCAULT, M. História da loucura na idade clássica [1961]. São Paulo: Perspectiva, 2004.
KASTRUP, V. Quando a visão não é o sentido maior: algumas questões políticas envolvendo cegos e videntes. In: ARAGON, L. E.; FERREIRA NETO, J. L.; LIMA, E. A. (Org.). Subjetividade Contemporânea: desafios teóricos e metodológicos. Curitiba: Editora CRV, 2010.
KINCHELOE, J. & BERRY, K. Pesquisa em educação: conceituando a bricolagem. Porto Alegre: Artmed, 2007.
LANIER, V. Devolvendo a Arte à arte-educação. In: BARBOSA (Org.). Arte/Educação: leituras no subsolo. São Paulo, 1989.
LIMA, E. A. Oficinas, Laboratórios, Ateliês, Grupo de Atividade: dispositivos para uma clínica atravessada pela criação. In: COSTA; FIGUEIREDO (Org.). Oficinas terapêuticas em saúde mental – sujeito, produção e cidadania. Coleção IPUB. Rio de Janeiro: Contra Capa Livraria, 2004.
LIMA, E. A.; PELBART, P. P. Arte, clínica e loucura: um território em mutação. Hist. cienc. saúde-Manguinhos, v. 14, n. 3, p. 709-735, 2007.
LODDI, L. Casa de bricolador(a): cartografias da bricolagem. 2010. Dissertação (Mestrado em Artes) – Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2010.
MAIRESSE, D. Cartografia: do método à arte de fazer pesquisa. In: FONSECA; KIRST. Cartografia e Devires: a construção do presente. Porto Alegre: UFRGS, 2003.
MICHELI, M. de. As vanguardas artísticas. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
ROLNIK, S. Cartografia Sentimental. Porto Alegre: Sulina/UFRGS, 2006.
SALLES, C. A. Redes de criação: construção da obra de arte. São Paulo: Horizonte, 2006.
VEYNE, E, J. Foucault: seu pensamento, sua pessoa. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Linha Mestra - Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026
