LINHAS QUE NOS ATRAVESSAM: POR UMA APRENDIZAGEM SEM MEDO

Suzany G. Lourenço, Priscila S. Moreira

Resumo


Linhas e afetos e afecções e docência e devir e... Este artigo é decorrente de pesquisa realizada com professores das escolas da rede municipal de Vitória/ES, com o objetivo de enfatizar uma aprendizagem sem medo em uma produção da diferença entre as linhas que nos atravessam nos movimentos de aprendereensinar. Dialoga com as noções de linhas do desejo (DELEUZE; PARNET, 1998) e de diferença como motor da criação (DELEUZE, 1988) e dos afetos (SPINOZA, 2013). Estabelece conexões entre a docência dogmática e os afetos tristes adormecedores e as danças ziguezagueantes em um gaguejar da docência com ressonâncias inventivas permeadas por afetos alegres. Em danças sem fim, pensa as composições micromacropolíticas e persiste na potência da diferença em artistagens transcriadoras dos possíveis na educação, permeadas por afetos que levam a experimentações provenientes de bons encontros em um (múltiplo) devir- docência.

Texto completo:

PDF

Referências


CARVALHO, J. M. Devir-docência potencializando a aprendizagem sem medo. In: Anais... XVI ENDIPE – Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino. Campinas: UNICAMP, 2012. p. 222-234.

CORAZZA, S. M. O que se transcria em educação? Porto Alegre/RS: UFRS; Doisa, 2013.

DELEUZE, G.; PARNET, C. Diálogos. São Paulo: Editora Escuta, 1998.

______. Diferença e Repetição. Tradução: Luiz Orlandi; Roberto Machado. Rio de Janeiro: Graal, 1988.

SPINOZA, B. Ética. Tradução de Tomaz Tadeu da Silva. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013. 3ª Ed. Edição bilíngue: latim/português.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Linha Mestra Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026

Licença Creative Commons