DEVIRES, AFECÇÕES, ENSAIOS E CINDERELAS: DRAMATIZANDO A DOCÊNCIA EM COMPOSIÇÕES COM AS APRENDIZAGENS INVENTIVAS E OS BONS ENCONTROS

Maria Riziane Costa Prates, Roger Vital França de Andrade

Resumo


Interroga e problematiza devires docentes, afetos e afecções experimentados na vivência com professoras e alunos em uma escola de ensino fundamental do município de Vitória. Tematiza processos dinâmicos, que em sua polifonia, atravessam as criações teatrais, colocando em cena forças e potências no traçado de um plano de composição. Apresenta como os sujeitos da escola pesquisada e teatros e Cinderelas negras e ruivas e loiras e grandes e pequenas e meninos e meninas e príncipes se constituem pela experimentação, em uma docência, uma aula, um drama, como diferença e invenção, na implicação conectiva de ideias para o entendimento do que não quer se tornar o mesmo, como um corpo que sofre de seus encontros e afecções dramatizados na docência e na vida; condição de bons encontros e de aprendizagens interessantes e inventivas.

Texto completo:

PDF

Referências


CORAZZA, Sandra Mara. O que se transcria em educação? Porto Alegre – RS: UFRGS; Doisa, 2013.

DELEUZE, Gilles; PARNET, Claire. Diálogos. Lisboa: Relógio D´Água, 1998.

ESPINOSA, Benedictus de. Ética/Spinoza. Tradução de Tomaz Tadeu. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011.

KASTRUP, Virgínia. A invenção de si e do mundo: Uma introdução do tempo e do coletivo no estudo da cognição. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

PELBART, Péter Pál. Vida capital: ensaios de biopolítica. São Paulo: Iluminuras, 2011.

ROLNIK, Suely. Cartografia sentimental: transformações contemporâneas do desejo. Porto Alegre: Sulina, Editora da UFRGS, 2007.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Linha Mestra Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026

Licença Creative Commons