MÁQUINAS DE VER

Carlos Eduardo Albuquerque Miranda

Resumo


O objetivo deste trabalho é apresentar e partilhar questões gestadas nos movimentos iniciais de projeto Máquinas de Ver para que compartilhar desafios das conexões cinema e educação.

Concebido para pensar as relações entre cinema e educação, Máquinas de Ver transita pela Arqueologia do Cinema para cartografar inventos, tramas e usos de aparelhos óticos que criam e captam imagens visuais. Opera, a partir daí, na confecção de interfaces, aparelhos óticos colocados entre o corpo e o mundo, na crença que estas fazem transitar memórias por entre afetos, percepções e pensamentos. Propõem oficinas de experimentações que possam afetar a trama da cultura visual que agencia cinema e espectador, considerados como máquinas que funcionam como re-cognição de imagens sob o registro da representação.

Texto completo:

PDF

Referências


BENJAMIN, W. Reflexões: a criança, o brinquedo, a educação. São Paulo: Summus, 1984.

DELEUZE, G. A Imagem-Tempo. Brasiliense: São Paulo, 1990.

GALLO, S. Deleuze & a Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Linha Mestra Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026

Licença Creative Commons