A LEITURA LITERÁRIA DO GÊNERO POEMA NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL (ERE): UMA ANÁLISE DAS TRILHAS DO APLICATIVO AULA PARANÁ, PARA O 6º ANO
Resumo
Este artigo objetiva discutir o ensino da leitura literária realizado por meio do aplicativo Aula Paraná, utilizado na rede estadual de ensino paranaense, durante a pandemia do COVID-19, com base nas teorias críticas da leitura. Assim, analisamos as atividades do material didático, trilha de aprendizagem, tendo como corpus de investigação a trilha do 6° ano sobre o gênero poema, versando acerca da relação leitura e escola e sobre os papéis dos sujeitos em relação à leitura. Para tanto, este estudo está alicerçado em conceitos e ideias-chaves de alguns autores da teoria crítica da leitura, como Annie Rouxel (2012), Graciela Montes (2020), Paulo Freire (2001) e Teresa Colomer (2007). Como resultados, verificamos que a proposta da trilha analisada não conduz o processo de leitura e letramento literário de forma crítica.
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PDFReferências
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DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026a2022n46p89-99
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Linha Mestra - Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026