UMA PÁGINA DA “POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO” (2019) E SEUS DESDOBRAMENTOS NA ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO BRASIL
Resumo
O presente artigo tem como objetivo analisar a breve e superficial abordagem sobre a alfabetização de jovens e adultos no Caderno da “Política Nacional de Alfabetização” (PNA), lançada em 2019. Apresentam-se argumentos que invalidam a iniciativa do Ministério da Educação em implementar uma proposta de base fônica para alfabetização do público jovem e adulto, no Brasil, do mesmo modo demonstra-se o caráter pragmático e funcional que essa “política” aborda o processo de ensino e aprendizagem da leitura e da escrita.
Texto completo:
PDFReferências
ALBUQUERQUE, Suzana Lopes de; BOTO, Carlota. Sons da alfabetização no Brasil Império: atualidade de Castilho e Jacotot. Cadernos de História da Educação, Uberlândia, v. 20, p. 1-14, 2021.
ALBUQUERQUE, Suzana Lopes de; COSTA, Amanda de Andrade. Incongruências entre a atual PNA, BNCC e pesquisas na área de alfabetização no Brasil. Perspectivas em Diálogo, Naviraí, v. 08, n. 17, p. 490-505, mai./ago. 2021.
AZEVEDO, José Sérgio Gabrielli. POCHMANN, Márcio (Orgs.). Brasil: incertezas e submissão? São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2019.
BOSI, Ecléa. Memória e Sociedade: lembrança de velhos. 3. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.
BRAGGIO, Silvia Lucia Bigonjal. Leitura e alfabetização: da concepção mecanicista à sociopsicolinguística. Porto Alegre: Artes Médicas, 1992.
BRASIL. PNA – Política Nacional de Alfabetização. Brasília: MEC, SEALF, 2019.
BUNZEN, Clecio. Um breve decálogo sobre o conceito de ‘literacia’ na Política Nacional de Alfabetização (PNA, 2019). Revista Brasileira de Alfabetização, Belo Horizonte, v. 10, n. 10 (Edição Especial), p. 44-51, jul./dez. 2019.
CORRÊA, Antonio Carlos de Oliveira. Memória, aprendizagem e esquecimento: a memória através das neurociências cognitivas. São Paulo: Editora Atheneus, 2010.
FRADE, Isabel Cristina Alves da Silva; MONTEIRO, Sara Mourão. Política Nacional em foco: olhares de pesquisadores e professores (Dossiê). Revista Brasileira de Alfabetização, Belo Horizonte, v. 10, n. 10 (Edição Especial), jul./dez. 2019.
FREIRE, Paulo. Política e educação. 7. ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2021.
GIROUX, Henry A. Introdução. In: FREIRE, Paulo; MACEDO, Donaldo. Alfabetização: Leitura do mundo, leitura da palavra. Tradução de: OLIVEIRA, Lólio Lourenço de. 8. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2021.
MACIEL, Francisca Izabel Pereira; RESENDE, Valéria Barbosa de. Alfabetização de jovens e adultos na Política Nacional de Alfabetização. Revista Brasileira de Alfabetização, Belo Horizonte, v. 10, n. 10 (Edição Especial), p. 139-133, jul./dez. 2019.
MACIEL, Francisca Izabel Pereira; OLIVEIRA, Juliane Gomes de; MONTEIRO, Marcia Helena Nunes; VARGAS, Patrícia Guimarães. Alfabetização e letramento de jovens e adultos: carta aberta. Belo Horizonte: UFMG/ FaE/ Ceale, 2021.
MORAIS, Artur Gomes. Consciência fonológica na Educação Infantil e no Ciclo de Alfabetização. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2019.
MORTATTI, Maria do Rosário Longo. Brasil, 2091: notas sobre a “política nacional de alfabetização”. Revista Olhares, Guarulhos, v. 7, n. 3, p.17-51, 2019.
NACIF, Paulo Gabriel Soledade; FILHO, Penildon Silva. A educação brasileira na mira do obscurantismo e Estado Mínimo. In: AZEVEDO, José Sérgio Gabrielli. POCHMANN, Márcio (Orgs.). Brasil: incertezas e submissão? São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2019.
OLIVEIRA, Marta Kohl de. Ciclos de vida: algumas questões sobre a psicologia do adulto. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 30, n. 2, p. 211-229, mai./ago. 2004.
SANTOS, Sônia Maria dos; MACIEL, Francisca Izabel Pereira. História e memória da EJA nas universidades brasileiras e portuguesas – séculos XX e XXI. Cadernos de História da Educação, Uberlândia, v. 19, n. 1, p.3-6, jan./abr. 2020.
SAVIANI, Dermeval. Políticas Educacionais em Tempos de Golpe: retrocessos e formas de resistência. Roteiro, Joaçaba, v. 45, p. 1-18, jan./dez. 2020.
SAVIANI, Dermeval; GALVÃO, Ana Carolina. Educação na pandemia: a falácia do “ensino” remoto. Universidade e Sociedade, Andes-SN, Brasília, v. 67, Ano XXXI, p. 36-49, 2021.
SOARES, Magda. As muitas facetas da alfabetização. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 52, p. 19-24, fevereiro de 1985.
SOARES, Magda. Alfabetização e letramento. São Paulo, SP: Contexto, 2013.
SOARES, Magda. Alfabetização: a questão dos métodos. São Paulo: Contexto, 2016.
SOARES, Magda. Alfaletrar: toda criança pode aprender a ler e a escrever. São Paulo: Contexto, 2020.
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026a2022n46p23-31
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Linha Mestra - Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026
