A CENTRALIZAÇÃO DA NARRATIVA NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO ENSINO FUNDAMENTAL II DE TEIXEIRA DE FREITAS – BAHIA
Resumo
Este trabalho objetivou questionar a escolha dos graduandos em Letras ao privilegiar a literatura em seus trabalhos monográficos. Assim, propomos investigar os programas de ensino do Fundamental II das escolas públicas da cidade de Teixeira de Freitas onde nossos graduandos estudaram. Compõe o corpus, o plano anual municipal em Língua Portuguesa, o plano de aula dos dois semestres de 2018 das escolas pesquisadas e o plano de ensino individual dos professores de LP, daí procedemos com a análise documental, pesquisa on-line e bibliográfica. Focamos nos gêneros e suas sequências textuais/discursivas, partindo da hipótese que a Escola do Ensino Fundamental II privilegia os gêneros textuais como romance, conto, crônica, poema, quadrinhos, notícia, entre outros de sequência narrativa em detrimento dos outros, manipulando os aprendizes a leitores de narrativa. Deste modo, o letramento fica comprometido por se concentrar nesses gêneros literários, visto que todos gêneros e sequências são igualmente importantes para as demandas sociais. Provavelmente, os educandos vão apresentar sérias dificuldades em construir sentidos em textos cujas sequências sejam, primordialmente, argumentativas ou expositivas. Portanto, questiona-se: um leitor proficiente do domínio ficcional/literário teria a mesma competência em outros domínios?
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PDFReferências
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Linha Mestra - Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
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