UMA ANÁLISE DISCURSIVA DO PROGRAMA “CONTA PRA MIM”: PROBLEMATIZANDO AS PRÁTICAS DO “LITERACIA FAMILIAR EM DEZ PONTOS”

Mariane Mendes Gois dos Santos, Filomena Elaine Paiva Assolini

Resumo


Neste trabalho, apresentado no 22° COLE, analisamos o recorte “Literacia Familiar em dez pontos” do programa Conta Pra Mim, do Governo Federal. Fundamentamo-nos na Análise de Discurso Pecheuxtiana e na Teoria Sócio-Histórica do Letramento. A ressignificação do Programa se faz necessária.


Texto completo:

PDF

Referências


ALTHUSSER, L. Aparelhos Ideológicos de Estado: notas sobre os aparelhos ideológicos de Estados (AIE). Tradução: Walter José Evangelista e Maria Laura Viveiros de Castro. ed. 6, Rio de Janeiro: Edições Graal, 1992.

ARAÚJO, T. V.; PACÍFICO, S. M. R.; ROMÃO, L. M. S. Sentidos interditados de leitura na escola e deslocamentos do sujeito: um dizer nas margens. Pesquisas em Discurso Pedagógico, n. 2, 2011. Disponível em: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/18845/18845.PDF. Acesso em: 15 out. 2021.

ASSOLINI, F. E. P. Análise Discursiva de saberes e fazeres pedagógicos de professores do Ensino Fundamental. Alfa: Revista de Linguística, v. 52, p. 123-147, 2008. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/alfa/article/view/1470/1175. Acesso em: 15 out. 2021.

ASSOLINI, F. E. P. Estudantes não alfabetizados no ensino fundamental: da exclusão à produção de sentidos. Brazilian Journal of Development, v.7, n.1, p.553-561, 2021. Disponível em: https://www.brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/22563/18061. Acesso em: 15 out 2021.

ASSOLINI, F. E. P.; TFOUNI, L. V. Letramento e trabalho pedagógico. Acolhendo a Alfabetização Nos Países De Língua Portuguesa, v. 1, n. 1, p. 50-72, 2007. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/reaa/article/view/11446. Acesso em: 15 out. 2021.

BARTHOLOMEU, J. A. P.; ASSOLINI, F. E. P. Falar de Si: O discurso narrativo como recurso para a subjetividade. Brazilian Journal of Development, v.6, n.11, p. 85372-85386, 2020. Disponível em: https://www.brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/19401/15574. Acesso em: 15 out. 2021.

BRASIL. Conta pra Mim: Guia de Literacia Familiar. - Brasília: MEC, SEALF, 2019. Disponível em: https://alfabetizacao.mec.gov.br/images/pdf/conta-pra-mim-literacia.pdf. Acesso em: 15 out. 2021.

CASSANO, M. G. A Perspectiva Discursiva da Leitura e Algumas Considerações Relativas ao seu Ensino-Aprendizagem na Educação Fundamental. Revista Linguagem em (Dis)curso, Tubarão, v. 3, n. 2, p. 83-100, jan./jun. 2003. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/228343811_A_perspectiva_discursiva_da_leitura_e_algumas_consideracoes_relativas_ao_seu_ensino-aprendizagem_na_educacao_fundamental. Acesso em: 15 out. 2021.

ECO, U. Interpretação e Superintepretação. São Paulo. Martins Fontes,1984.

FREIRE, P. A educação na cidade. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2006.

MAINGUENEAU, D. Discurso e Análise do Discurso. Tradução: Sírio Possenti. ed. 1. São Paulo: Parábola Editorial, 2015.

ORLANDI, E. P. A escrita da Análise de Discurso. In.: ORLANDI, E. P. Discurso e texto: formulação e circulação dos sentidos. Campinas: Pontes, p. 31-58, 2001.

ORLANDI, E. P. A linguagem e seu funcionamento: as formas do discurso. 2.ed. Campinas: Pontes, 1987.

ORLANDI, E. P. Análise de Discurso: princípios e procedimentos. ed. 12. Campinas: Pontes Editores, 2015.

ORLANDI, E. P. As formas do silêncio: no movimento dos sentidos. 42 ed. Campinas. Editora da Unicamp, 1997.

ORLANDI, E. P. Discurso e Leitura. ed. 9. São Paulo: Cortez, 2012.

PÊCHEUX, M. Ler o arquivo hoje. In.: ORLANDI, E. P. Gestos de Leitura. Campinas: Pontes, 2007.

PÊCHEUX, M. O mecanismo do (des)conhecimento ideológico. In.: ZIZEK, S. Um mapa da ideologia. Tradução: Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996.

PÊCHEUX, M. Semântica e Discurso: Uma crítica à afirmação do óbvio. ed. 5, Campinas: Editora da Unicamp, 2014.

SAINT-EXUPÉRY, A. O Pequeno Príncipe. Tradução de Dom Marcos Barbosa. 48 ed. Rio de Janeiro: Agir, 2009.

TFOUNI, L. V. Letramento e Alfabetização. ed. 9. São Paulo: Cortez, 2010.

TFOUNI, L. V. Perspectivas históricas e a-históricas do letramento. Caderno de Estudos Linguísticos. Campinas, n. 26, 1994. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8636812/4533. Acesso em: 15 out. 2021.

TFOUNI, L. V.; ASSOLINI, F. E. P.; PEREIRA, A. C. Letramento: é possível uma escrita despida da oralidade? PRÓ-POSIÇÕES, v. 30, p. 1-21, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pp/a/MdJFM4Jrwzp9tMLwtPCLVmy/abstract/?lang=pt. Acesso em: 15 out. 2021.

TFOUNI, L. V.; PEREIRA, A. C.; ASSOLINI, F. E. P. Letramento e alfabetização e o cotidiano: vozes dispersas, caminhos alternativos. Calidoscópio, v. 16, n. 1, p. 16-24, 2018. Disponível em: http://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2018.161.02. Acesso em: 15 out. 2021.




DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026a2022n46p570-582

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Linha Mestra Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026

Licença Creative Commons