PRÁTICAS DE LINGUAGEM ESCRITA EM TURMAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL: EM FOCO, A LIVRE EXPRESSÃO INFANTIL

Âmali Girardi Nunes Pessoa, Amanda Valiengo, Elieuza Aparecida de Lima

Resumo


Este artigo tem como objetivo analisar a livre expressão escrita das crianças da Educação Infantil. A Teoria Histórico-Cultural, idealizada por Vigotski e o conceito de livre expressão, formulado por Freinet, subsidiaram as reflexões desta pesquisa. Foi realizada uma pesquisa empírica em duas turmas de Educação Infantil no município de São João del Rei–MG. Os dados denotam que as crianças entenderam a função social da escrita, criando a necessidade de escrever seus sentimentos, desejos, ideias e perceber que podem ser produtoras e autoras de textos. Esses entendimentos da funcionalidade social da escrita são essenciais na Educação Infantil, em lugar da valorização excessiva da grafia correta das palavras ou do treino motor de letras e sílabas. Vale, portanto, destacar que, nas turmas observadas, ainda há poucas situações propícias ao trabalho com diferentes linguagens propostas para formar as bases essenciais à aquisição da escrita e o incentivo para escritas como livre expressão.


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DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026a2022n46p434-444

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e-ISSN: 1980-9026
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