O USO DO VOCABULÁRIO NO ENSINO DA LÍNGUA MATERNA

Silvana Dias Cardoso Pereira, David da Silva Pereira

Resumo


Este texto analisa o Curso da Língua Materna, escrito por João Köpke (1852-1926) e publicado em 1892, com atenção para a questão do uso do vocabulário no ensino da Língua Materna desde a aquisição da leitura e da escrita até os anos finais da formação por meio das lições de coisas nos onze anos de ensino elementar, intermediário e superior pelo uso do dicionário, de esboços, de atividades de leitura expressiva, de escrita de resumos de textos de vários gêneros. Fundamentaram essa análise autores que têm pesquisas: a) sobre o próprio Köpke, como Ferreira (2014) e Panizzolo (2006); b) voltadas para o vocabulário, como as de Leffa (2000) e; c) da História Cultural, como as de Chartier (1998). Todas essas referências permitem olhar para o livro como fonte e objeto de pesquisa, assim como para a reflexão sobre as palavras e as coisas que essas designam - Foucault (1999).

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Referências


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DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026a2022n46p423-433

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Linha Mestra Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026

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