“CORRE SUMANO QUE LÁ VEM ELA”: GÊNERO MUSICAL PARA O PROCESSO DE LEITURA E ESCRITA

Sérgio Renato Lima Pinto, Walter da Silva Braga, Luiza Pereira da Silva, Wilson Oliveira de Andrade, Márcia Cristina Nascimento da Silva

Resumo


O presente trabalho, fundamentado em Brasil (2012), Chauí (1986), Dolz, Scheuwly e Noverraz (2004) e Trescastro e Silva (2017), objetivou relatar uma experiência com atividades de leitura e escrita, realizada na Formação Continuada de Professores Alfabetizadores, pelo Centro de Formação de Educadores Paulo Freire (CFEPF), envolvendo docentes do Ciclo de Alfabetização das escolas municipais de Belém, destinada aos professores do 3º ano do Ensino Fundamental, desenvolvida entre os meses de fevereiro e março de 2020, utilizou-se como temática o gênero canção. A escolha do gênero se deu por apresentar uma forma mais didática de trabalhar no processo de ensino-aprendizagem, por motivar, envolver e encantar as crianças, além de favorecer a linguagem oral e trazer, em sua escrita, pois versos com rimas ajudam a desenvolver a consciência fonológica e as diversas leituras dos alunos. A canção trabalhada foi “Chuva da Tarde”, de Beto Siqueira, o qual lançou um olhar poético e didático sobre um contexto específico da região amazônica que são as constantes chuvas. Na formação continuada, utilizou-se ainda estratégias metodológicas para o estudo e desenvolvimento da sequência didática, bem como vivências de atividades que envolvem o processo de leitura e escrita presentes na formação. No processo alfabético, torna-se necessário aproveitar as oportunidades dos períodos vividos pela escola ou cidade, o qual nos permitiu compreender também aspectos correlacionados ao ambiente que vivemos. Com o trabalho, foi possível criar um maior envolvimento dos alunos no processo de leitura e escrita, permitindo a consolidação da aprendizagem do Sistema de Escrita Alfabética (SEA).

Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Organização do trabalho pedagógico por meio de sequências didáticas: caderno 03, Brasília: MEC/SEB, 2012.

CHAUÍ, Marilena. Conformismo e resistência: aspectos da cultura popular no Brasil. São Paulo: Brasiliense, 1986.

DOLZ, Joaquim; SCHNEUWLY, Bernard; NOVERRAZ, Michèle. Gêneros orais e escritos na escola. Trad. R. Rojo e G. S. Cordeiro. Campinas: Mercado de Letras, 2004.

TRESCASTRO, Lorena B. SILVA, Cilene Maria V. Sequências didáticas na formação continuada de professores alfabetizadores. In: SIMPÓSIO DE FORMAÇÃO E PROFISSÃO DOCENTE: FORMAÇÃO DE PROFESSORES E POLÍTICAS PÚBLICAS, 9., 2013. Anais [...]. Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP, Ouro Preto, 2013, p. 1-13.




DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026a2022n46p902-913

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Linha Mestra Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026

Licença Creative Commons